Fonte: R7 – Por Izadora Porto

A saúde da boca e os cuidados com os dentes não garantem somente uma melhor aparência. Esses cuidados, por incrível que pareça, estão diretamente relacionados com a saúde do organismo humano como um todo. Inclusive, os dentistas identificam sinais presentes na gengiva para facilitar em outros diagnósticos que podem estar relacionados à alimentação ou saúde física. 

Em entrevista produzida pelo EU Atleta, os dentistas Bruna Conde e Thales Wilson Cardoso, relataram sobre quais são as principais doenças encontradas em relação à saúde bucal e quais são as responsabilidades que devem ser tomadas para prevenir, minimizar ou até mesmo sanar esses casos.

De acordo com os especialistas abordados na entrevista, existem quatro principais problemas bucais que podem prejudicar a saúde e o desempenho do indivíduo que pratica esporte:

Bruxismo: O bruxismo pode surgir por alguns fatores, sendo eles: estresse e consumo de álcool ou cafeína. Esse problema pode causar quebra de dentes, sensibilidade e dor de cabeça. Isso, consequentemente, pode afetar a rotina pelas dores e desconforto que o bruxismo traz.

Problemas na gengiva: Na gengiva pode acontecer algum sangramento ou mau hálito. Isso acontece porque a corrente sanguínea ou as bactérias da boca atingem outros pontos do corpo. Além disso, essa adversidade pode afetar a atividade física e o sono, devido às dores que são decorrentes.

Dentes desgastados: O consumo de alimentos e bebidas ácidas danifica  esmalte do dente, caso a escovação não seja feita de forma correta. Isso pode desencadear cáries, perda de dentes, sensibilidade, dores e problemas nutricionais.

Problema endodôntico: Esse caso atinge a estrutura interna do dente e se o paciente não der a atenção necessária, pode correr o risco de sofrer uma extração do dente. Além das dores que também pode afetar a rotina do indivíduo.

Citando esse problemas bucais e suas consequências na saúde e performances do dia-a-dia, confira a seguir quais são os principais cuidados que podem ser adotados:

– Escovação regular e uso de fio dental após todas as refeições.
– Check-up odontológico ao menos duas vezes ao ano. 
– Optar por escovas de dentes macias e cremes dentais com composição menos abrasiva. Isso auxilia a diminuir o desgaste no esmalte do dente.
– Não escovar os dentes imediatamente após o consumo de alimentos ácidos para dar tempo da saliva agir. O ideal é tomar uma água e esperar de 10 a 30 minutos para que a saliva forme uma camada de proteção, evitando o desenvolvimento de problemas como cáries, gengivite, manchas e erosão. 
– Usar protetores bucais e/ou placas estabilizadoras, no caso de quem aperta ou range os dentes, para que assim evite o bruxismo.
– Tratamento regular entre dentista e nutricionista, para acompanharem os hábitos alimentares  e saúde bucal. Precavendo-se de transtornos futuros.