Compreender o mercado atual é uma tarefa árdua. Para trazer um ponto de vista diferenciado sobre o Segmento Odontológico, a entrevista desta edição da SINOG em DIA é com Jaqueline Sena, Vice-Presidente de Marketing, Relações Públicas e Head da Operação de Planos Odontológicos da Hapvida NotreDame Intermédica.
Jaqueline possui 20 anos de experiência no mercado da Saúde Suplementar, atuando em diversas áreas de negócios e pós-vendas. Além de liderança de destaque em Marketing, Relações Públicas e Odontologia, assumiu em setembro a Vice-Presidência da SINOG para o triênio 2023-2026. Ela compartilha no Papo em Dia, também, seu ponto de vista e expectativas para essa nova fase da Associação.
1. SINOG em Dia – O Segmento de Planos Odontológicos tem crescido consistentemente nos últimos anos. Nos últimos 24 meses, foram 3,8 milhões de novos Beneficiários. Ao que você atribui este crescimento tão vigoroso?
Jaqueline Sena – Acredito que tenha relação com a disponibilidade de profissionais no mercado. O Brasil é um dos países que mais formam Dentistas no mundo devido às várias possibilidades de atuação no mercado.
Isso torna o acesso mais fácil e democratiza a Odontologia.Além disso, a disponibilização de Planos Odontológicos agrega valor aos Seguros e Planos Médicos, o que impacta também no tempo de permanência dos Beneficiários no serviço.
Por último, há também a consciência sobre a importância da Saúde Bucal para a saúde de uma forma geral, fortalecida por campanhas do Setor, como o Julho Néon.
2. SINOG em Dia – O último relatório da ANS demonstra que, em quatro estados, os planos odontológicos têm mais beneficiários que planos médicos e, em outros dois estados, os números estão bem próximos. Na sua avaliação, os planos odontológicos ultrapassarão o número de beneficiários dos planos médicos até o final desta década? Por quê? Quais os planos da Hapvida Interodonto para alcançar a liderança do Segmento?
Jaqueline Sena – É possível. Atualmente, a diferença entre Planos Médicos e exclusivamente Odontológicos vêm diminuindo a cada ano. No último relatório da ANS, é menor que 20 milhões. Quando pegamos a realidade da Hapvida Interodonto, por exemplo, esse número é ainda menor: menos de três milhões. Sem contar que os Planos Odontológicos são muito mais acessíveis e conseguimos trabalhar uma estratégia de venda de base.
E, para nos destacar no mercado, na Hapvida Interodonto, tentamos oferecer opções para nossos futuros clientes de forma que atendam à necessidade e ao orçamento de cada pessoa, com planos com e sem franquia, cobertura de próteses e implantes, emergência 24h etc. Sem falar na vantagem do nosso sistema integrado que facilita o acesso do histórico do paciente em todas as nossas unidades, o que garante um atendimento de excelência em todos lugares.
3. SINOG em Dia – Recentemente, houve uma fusão da Hapvida com o Grupo NDI. Como se deu esta integração no Segmento Odontológico sobre a sua liderança? Você pode citar alguma lição aprendida nesta consolidação?
Jaqueline Sena – Como se trata de duas Operadoras gigantes, a fusão ainda está acontecendo. Viemos em uma trajetória de aquisições desde a oferta inicial de ações (IPO), o que nos gerou uma grande oportunidade e uma série de aprendizados abraçados pela Companhia, que vão desde a otimização de algum processo até a implementação de alguma ferramenta.
4. SINOG em Dia – Você assumiu a Vice-Presidência de Marketing, além de ser Head da Operação de Planos Odontológicos na Hapvida Interodonto. Dentro deste novo desafio de Marketing e Relações Públicas, os Planos Odontológicos terão lugar de destaque na sua gestão?
Jaqueline Sena – Acreditamos no atendimento de ponta a ponta, da prevenção ao tratamento. E a Saúde Bucal é a porta de entrada para o cuidado com a saúde como um todo. Sendo assim, será dado destaque aos Planos Odontológicos, mas de uma forma integrada e participante da experiência completa de saúde para os nossos Beneficiários.
5. SINOG em Dia – Qual a sua avaliação da Campanha Julho Neon, promovida pela SINOG, para promover atenção com a Saúde Bucal e defender a democratização do acesso à Saúde Bucal de qualidade através dos Planos Odontológicos?
Jaqueline Sena – Vejo o Julho Neon como uma Campanha muito importante e necessária, uma vez que ela valoriza profissionais da Odontologia e consegue unir as Operadoras no objetivo de conscientizar a população sobre a importância da Saúde Bucal. Além disso, com ela, estamos criando uma cultura de cuidado que se estende pelo ano todo.
6. SINOG em Dia – No dia 1º de setembro, você assumiu a Vice-Presidência da SINOG para triênio 2023-2026. Como pretende contribuir para o crescimento da SINOG participando desta nova gestão?
Jaqueline Sena – Antes de tudo, é uma honra receber essa confiança e responsabilidade de poder contribuir com uma Associação como a SINOG. E, na Vice-Presidência do triênio, pretendo aumentar a interação entre Operadoras, avançar nas adequações do Órgão Regulador e contribuir para a expansão do mercado alinhado com a missão da Hapvida NotreDame Intermédica de democratizar o acesso à saúde