A campanha (encerrada em 2017)
Em comemoração aos 20 anos do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), a entidade que representa as operadoras de planos odontológicos promoveu uma campanha para arrecadar tubos de pasta de dentes que foram destinados à reciclagem. Devido às suas características técnicas, os tubos podem ser transformados em matéria-prima resistente para a confecção de itens para a construção civil e móveis sustentáveis, como telhas, revestimentos, pias, bancos, mesas cadeiras e armários.
A campanha intitulada “Sinog Recicla” recebeu e encaminhou os tubos para empresa Ecofour, que há oito anos transforma embalagens descartadas em matéria-prima e desenvolve a fabricação de móveis, obedecendo as normas e licenças ambientais. O item produzido com o que foi arrecadado foi doado para a ONG Unas, responsável por criar programas para o desenvolvimento integral e melhorar a qualidade de vida dos moradores da comunidade de Heliópolis, em São Paulo.
“O Sinog é uma entidade com forte atuação e representatividade no setor odontológico e queremos, por meio desse projeto, conscientizar o cidadão sobre a importância do descarte correto dessas embalagens e os benefícios que isso pode gerar ao meio ambiente, além de originar produtos que vão contribuir com comunidades carentes”, enaltece o presidente do Sinog, Geraldo Almeida Lima.
Com este projeto, o Sinog visa contribuir para a diminuição da quantidade desse material enviado para os poluídos aterros sanitários, já que 75% do tubo de uma pasta de dentes são de plástico e 25% de alumínio, que pode causar um grande problema ambiental quando descartado de forma irresponsável. “O tubo de pasta de dente é um excelente artefato de reciclagem devido suas inúmeras características técnicas, que faz com que o material após a reciclagem substitua madeira, fórmica, revestimentos e forros, podendo ser usado para muitos fins e evitar o desperdício. Para esse processo é importante que o tubo esteja com a tampa e tenha a menor quantidade de resíduos, explica Adriano David, diretor da Ecofour.
A doação desses artefatos e materiais para construção colaboraram com os projetos sociais da ONG Unas, que tem quase 40 anos de atuação. A ONG impacta mais de 9 mil pessoas diretamente por meio de 50 programas nas áreas de educação, saúde, moradia, cultura, esporte e assistência social. Atualmente, Heliópolis tem cerca de 200 mil moradores.
Ação Social
Campanha Sinog Recicla encerra com entrega de móvel para ONG Curumins
Para marcar o encerramento da campanha Sinog Recicla, que recolheu e reciclou tubos de pastas de dentes, o Sinog fez a doação de um armário com oito portas feito com este material. A entrega da doação foi no dia 1º de junho, para a ONG Curumins do Brasil, que atende a crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual, além de seus familiares. O presidente do Sinog, Geraldo Almeida Lima, e o da Ecofour (que desenvolve projetos ecológicos para reciclagem), Adriano David, foram recebidos pelos profissionais da ONG, que falaram sobre o projeto que desenvolvem para evitar que outras crianças sejam vítimas. “Parabenizo vocês pela dedicação por um trabalho tão importante e delicado para que essas vítimas não sejam agredidas novamente e pelo fortalecimento dessas famílias”, disse Geraldo aos profissionais da entidade. A UNAS, entidade que administra a Curumins do Brasil, luta por questões de desigualdade e violência social.
Com este projeto, o Sinog vai contribuir para a diminuição da quantidade desse material enviado para os poluídos aterros sanitários, já que 75% do tubo de uma pasta de dentes são de plástico e 25% de alumínio, que pode causar um grande problema ambiental quando descartado de forma irresponsável. “O tubo de pasta de dente é um excelente artefato de reciclagem devido suas inúmeras características técnicas, que faz com que o material após a reciclagem substitua madeira, fórmica, revestimentos e forros, podendo ser usado para muitos fins e evitar o desperdício. Para esse processo é importante que o tubo esteja com a tampa e tenha a menor quantidade de resíduos, explica Adriano David, diretor da Ecofour.
A doação desses artefatos e materiais para construção vai colaborar com os projetos sociais da ONG Unas, que tem quase 40 anos de atuação. A ONG impacta mais de 9 mil pessoas diretamente por meio de 50 programas nas áreas de educação, saúde, moradia, cultura, esporte e assistência social. Atualmente, Heliópolis tem cerca de 200 mil moradores.
Sobre o Sinog

Sobre a Ecofour

Pontos de Coleta

Imprensa
Links:
http://www.envolverde.com.br/rse/sinog-recicla/
http://www.envolverde.com.br/rse/sinog-recicla/
http://www.folhadopovoonline.com.br/
http://www.sambiental.com.br/noticias/sinog-recolhe-tubos-de-pastas-de-dentes
http://monitordigital.com.br/seg-noticias-datafolha-cancer-e-doenca-mais-temida-por-mais-de-23-dos-brasileiros/
http://www.jornalzen.com.br/panorama
http://web-resol.org/site/ultimas.php
http://visaosaude.com.br/revista/visao-saude-v2.pdf
http://revistaapolice.com.br/revistas/edicao191/files/assets/downloads/publication.pdf
https://queminova.catracalivre.com.br/influencia/campanha-incentiva-reciclagem-de-tubos-de-pasta-de-dentes/
http://www.dentalpress.com.br/portal/category/associacoes/
http://www.mundocoop.com.br/especial/sinog-promove-campanha-de-reciclagem-de-tubos-de-pasta-de-dentes-2.html
http://www.sambiental.com.br/noticias/sinog-recolhe-tubos-de-pastas-de-dentes
Informações
Iniciativa:
Fabricação de móveis sustentáveis:
