Aproveitando o dia 08 de março, conhecido internacionalmente como o “Dia Internacional da Mulher”, conversamos com a Sra. Brunna Salgado, CEO da OdontoGroup. Entre os temas abordados, está a presença das mulheres no Segmento, a relação Associada x SINOG e os objetivos e planos para o futuro dentro da Odontologia Suplementar. Acompanhe abaixo o bate-papo exclusivo.
1. SINOG em Dia – No mês de março, data em que circula a SINOG em Dia, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. O Segmento Odontológico é ocupado em maioria por mulheres, com percentual acima de 60% de acordo com o CFO (Conselho Federal de Odontologia). Com base na tua visão e experiência, quais aspectos influenciam esse panorama?
Sra. Brunna Salgado – Resposta:
A inserção da mulher no mercado de trabalho de maneira geral é fato nos tempos de hoje. Na Odontologia é possível observar que tal inclusão é mais marcante quando comparada a outras profissões, sobretudo a se considerar a necessidade de delicadeza, destreza e empatia que a profissão exige. As cirurgiãs-dentistas conseguem oferecer – com facilidade – conforto aos pacientes, além de entregar o que é mais procurado hoje em dia: humanização, empatia e atenção. Isso porque a consulta ao dentista vai além do cuidado com a boca, é saúde, estética e acolhimento.
2. SINOG em Dia – Em geral, como a profissão tem sido beneficiada/transformada pela contribuição destas profissionais mulheres?
Sra. Brunna Salgado – Resposta:
Consultar-se com o dentista sempre gerou medo e insegurança, remetendo a dor, desconforto e até mesmo vergonha. Acredito que as mulheres conseguem acolher os pacientes de todas as idades e sexos com maior facilidade. Com o passar do tempo muitas especialidades foram sendo criadas e ocupadas em sua maioria por mulheres, tais como Odontopediatria e Odontogeriatria, que requerem mais paciência e até mesmo muitas outras habilidades emocionais, para além daquelas estritamente técnicas, as quais, inegavelmente, estão presentes na maioria das mulheres.
3. SINOG em Dia – Agora, falando sobre o ponto de vista da OdontoGroup especificamente, existe algum esforço comercial ou de marketing visando atrair o público feminino para os Planos Odontológicos?
Sra. Brunna Salgado – Resposta:
Atualmente, nosso maior público já são as mulheres. Nas nossas redes sociais, por exemplo, elas representam 71,5% de todos os nossos seguidores. É visível que as mulheres procuram mais sobre cuidados bucais, saúde e estética, pois, na grande maioria, elas são responsáveis por pesquisar esses tipos de informações dentro de casa e até mesmo escolhendo o plano para toda a família. No momento, a maior parte da nossa publicidade é focada no público feminino. As mulheres são as que mais buscam os produtos com maior cobertura, com próteses além do Rol, Clareamento, Ortodontia, planos específicos para crianças, adolescentes etc.
4. SINOG em Dia – Pensando na relação OdontoGroup e SINOG, quais são os benefícios em ser uma Associada?
Sra. Brunna Salgado – Resposta:
Hoje, a SINOG é a Entidade mais atuante junto às Operadoras de Planos Odontológicos, promovendo a troca de informações e incentivando o debate entre as Operadoras, a Agência Reguladora, os Prestadores de Serviço e a população, o que enriquece muito o Setor. A SINOG ajuda a difundir a cultura de cuidado e Prevenção à Saúde Bucal, oferecendo excelentes cursos específicos para o mercado e aperfeiçoando os Profissionais do Segmento. Além disso, auxilia em todas as questões técnicas junto à ANS e é ponto de apoio nas Demandas Regulatórias e Jurídicas.
5. SINOG em Dia – No que diz respeito ao Segmento de Odontologia Suplementar, sabemos que 2022 foi um ano de expressivos resultados em número de atendimentos. O que podemos esperar para 2023?
Sra. Brunna Salgado – Resposta:
O ano passado foi a volta da rotina e da procura pelo cuidado com a saúde em geral, inclusive a Saúde Bucal. A demanda e procura por atendimentos, por aquisição de Planos Odontológicos e por credenciamento de clínicas cresceu expressivamente. A nossa carteira de clientes, por exemplo, cresceu em mais de 30%, entre Beneficiários próprios da Operadora e BPO. Em 2022, realizamos diversos atendimentos itinerantes com nossas vans no Norte do país, em regiões de difícil acesso, sem Clínicas Odontológicas, cuja população é carente de tratamentos Odontológicos. Nesse ano de 2023, com muita dedicação, qualidade no trabalho e excelência de atendimento, esperamos ter um crescimento ainda maior em número de Beneficiários e atendimentos, com ampliação dos produtos ofertados, alinhando tecnologia e fácil acesso na jornada do cliente.
6. SINOG em Dia – E de que forma a SINOG pode contribuir para que as Operadoras Odontológicas atinjam esses objetivos?
Sra. Brunna Salgado – Resposta:
Até hoje os Planos Odontológicos sofrem o estigma de que, por terem valores acessíveis, carecem de qualidade e confiança por parte do usuário em geral. Um dos desafios das Operadoras é, em associação com a SINOG, desmistificar tal estigma, a fim de que mais pessoas possam ter acesso a profissionais capacitados, com preços compatíveis com a realidade financeira da maioria dos brasileiros. A SINOG auxilia na mudança da cultura da população sobre a conscientização do cuidado com a Saúde Bucal – através de campanhas na mídia nacional, com o Julho Neon e no trabalho coletivo com todas as Operadoras. Além disso, a Entidade muito contribui intercedendo junto à ANS quanto à compreensão de que, em termos regulatórios, há uma diferença brutal entre medicina e Odontologia, facilitando a comercialização, a Governança, a Acreditação das Operadoras e a Gestão Regulatória.
7. SINOG em Dia – Por fim, poderia comentar quais são os principais avanços e desafios enfrentados pelo OdontoGroup até aqui e como a Operadora pode contribuir ainda mais para a ampliação do acesso aos tratamentos bucais?
Sra. Brunna Salgado – Resposta:
Tivemos um crescimento considerável, tanto em relação ao número de Beneficiários, quanto em relação a Empresas parceiras e Rede Assistencial. Mantivemos o crescimento no IDSS e a implantação da Governança Corporativa. Na área comercial investimos em tecnologia para facilitar a venda e a jornada do cliente na OdontoGroup.
Enfrentamos muitos desafios, como a ampliação do atendimento em locais de difícil acesso e distantes das capitais, além da adequação dos atendimentos após a pandemia. Todos esses desafios foram vencidos e encarados como aprendizado. Não se pode perder de vista que o grande desafio, e isso não é de hoje, é a concorrência predatória imposta pelo mercado e especialmente fomentada pelas Operadoras Médicas, cujo principal objetivo é o aumento da carteira de clientes usando a Odontologia como moeda de troca nas negociações comerciais, independentemente da qualidade do serviço ofertado, ofertam produtos com preços que não cobrem sequer os custos.
A OdontoGroup tem como principal objetivo contribuir para a ampliação do acesso à Saúde Bucal, buscando um atendimento qualificado e de maior abrangência, mantendo um bom relacionamento com parceiros e prestadores, estimulando a conduta preventiva e de promoção de saúde. Também continuaremos a contribuir com a ampliação do acesso aos tratamentos bucais na forma de ações sociais, quando a Operadora leva a Odontologia às escolas públicas, creches comunitárias, casas de repousos entre outros.