A SINOG foi fundado em 1996, mas tem sua raiz anterior a isso: em 1972, com a criação da Aboe – Associação Brasileira de Odontologia de Equipe, então presidida por Januário Napolitano, e, posteriormente em 1987, com a Abrago – Associação Brasileira de Grupos Odontológicos, representada por José Marcos Garbossa. Ambas tinham como propósito unir as operadoras odontológicas para aumentar o tráfego de informações e, consequentemente, divulgar a importância da saúde bucal para a sociedade. Posteriormente, a ideia de aglutinar em uma única associação as empresas prestadoras de assistência odontológica surgiu dentro do Conselho Regional de Odontologia, por meio de sua Comissão de Convênios e Credenciamentos, originando em 1992 a Associação Paulista de Odontologia Empresarial – Apoe.

O impulso de tal movimento deveu-se a problemas comuns desse segmento, tais como os de divulgação, tabela de honorários de repasses, estatísticas, custos, ética empresarial e até da conceituação básica dos vários tipos de assistência odontológica disponíveis no mercado. Em 1995, sob a presidência de Alexandre Lourenço, a Associação Brasileira de Medicina de Grupo do Estado de São Paulo (Abramge-SP) criou uma Comissão Permanente de Odontologia, que ficou sob a coordenação de Luis Alexandre Chicani. O propósito era vincular-se a uma entidade forte e com respaldo do sistema constituído pela Abramge e Sinamge para, assim, possibilitar a troca de informações e conhecimentos acerca dos grupos médicos com um amplo apoio logístico.

Com os esforços dessas entidades e em conjunto com a diretoria da Abramge-SP, houve, então, a movimentação para a criação de um sindicato que representasse a Odontologia de Grupo, que resultou na fundação da SINOG no dia 22 de agosto de 1996, constituído para trabalhar a favor da melhoria constante do setor. A SINOG é parte do Sistema composto pela Associação Brasileira de Planos de Saúde – ABRAMGE e Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo – SINAMGE, e representam, como categoria econômica, todas as empresas de Medicina e Odontologia de Grupo, e institucionalmente todas as operadoras de planos médico-hospitalares e odontológicos, em todo o território nacional. Sem perder as características de sindicato patronal, cuja razão social continua sendo Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo, em 2021 a entidade passou a adotar como nome fantasia SINOG – Associação Brasileira de Planos Odontológicos.

A SINOG – Associação Brasileira de Planos Odontológicos – é hoje, portanto, a entidade mais atuante junto às operadoras de planos odontológicos, promovendo o intercâmbio de informações entre os associados e incentivando o debate entre operadoras, agência reguladora, prestadores de serviço e população em geral. (Acima reprodução da Lista de Presença na Assembleia Geral de Fundação da SINOG, realizada em 22 de agosto de 1996).

  • 1996 – Fundação do SINOG em 22 de agosto
    Foi com uma Comissão Permanente de Odontologia dentro da Associação Brasileira de Medicina de Grupo do Estado de São Paulo que nasceu o embrião que veio a originar o Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo – SINOG.
  • 1998 – Marco da Regulamentação da Saúde Suplementar
    A Lei nº 9.656 de 3 de junho de 1998 foi regulamentada para garantir o direito de manutenção de beneficiários demitidos ou exonerados sem justa causa e aposentados que contribuíram para o plano durante a vigência dos seus contratos de trabalho.
  • 1998 – Carta Sindical
    Em 3 de julho foi expedida pela Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho a Certidão do Registro Sindical da SINOG, permitindo atuar como sindicato patronal da categoria econômica das empresas de Odontologias de Grupo nas negociações coletivas.
  • 2000 – Prêmio SINOG de Odontologia
    Criado e idealizado com o objetivo de valorizar o trabalho da classe odontológica e fomentar o desenvolvimento de pesquisas, seja no setor acadêmico ou profissional.
  • 2005 – Acordo e Propostas de Valorização da Odontologia
    O Sinog procurou as entidades representativas da classe odontológica, de atuação regional e nacional, e estabeleceu com elas negociações para a implantação de um programa de valorização da odontologia que foi aprovado pela direção.
  • 2006 – Criação do SIMPLO – Simpósio de Planos Odontológicos
    Único evento brasileiro totalmente voltado para as operadoras de planos odontológicos. Ao longo dos anos, consolidou-se como o mais importante fórum de discussões para o segmento e seus respectivos players do mercado de planos odontológicos,  envolvendo todas as modalidades de saúde suplementar: Odontologias e Medicinas de Grupo, Cooperativas Odontológicas e Médicas, Seguradoras, Autogestões e Administradoras de Benefícios. O evento traz ao público participante, conteúdos e discussões que fazem parte da rotina das operadoras de planos odontológicos, como novas tecnologias, processos e métodos para o aperfeiçoamento dos mecanismos de regulação do mercado, a aplicação de modelos de gestão diferenciados, tendências que indiquem a evolução do relacionamento entre operadoras, prestadores de serviços e consumidores, entre outras novidades e abordagens que formam os novos cenários.
  • 2012 – Mudança para a nova sede
    Localizado na Bela Vista, em São Paulo, o espaço é compartilhado com todo o Sistema Abramge e conta com auditório, salas de aula e de reunião para possibilitar a melhoria da recepção dos colaboradores, associados e convidados
  • 2014 – Projeto de incentivo ao crescimento e desenvolvimento do segmento odontológico
    Documento criado pelo SINOG com apoio das demais entidades representativas é encaminhado à diretoria da ANS com pleitos que garantam a sustentabilidade das operadoras e respeitem a especificidade do segmento
  • 2015 – Criação do Curso Excelência em Gestão de Operadoras Odontológicas
    Pioneiro no mercado,  o curso fornece subsídios teóricos que possibilitam ao profissional trabalhar nas diferentes áreas de planos e seguros Odontológicos, bem como analisar indicadores de custo benefício e recursos em saúde, além de elaborar padrões de qualidade. São abordados assuntos relacionados à ética odontológica, legislação específica, mercado de trabalho, abusos e fraudes serão abordados com foco na operação em Saúde Suplementar, assim como análises específicas e cases do mercado de planos odontológicos.
  • 2016 – SINOG Recicla
    Em comemoração aos 20 anos de fundação a SINOG  promoveu uma campanha para arrecadar tubos de pasta de dentes que foram destinados à reciclagem. A campanha encaminhou os tubos para empresa Ecofour que reciclou e produziu uma peça de mobiliário que foi doado para a ONG Unas.
  • 2017 – Termo de Compromisso com a ANS
    Uma conquista para a SINOG, o Termo de Compromisso nº 23/2017, publicado no Diário Oficial da União, traz benefícios para as operadoras odontológicas associadas ao Sinog, no atendimento telefônico (URA) 24 horas.
  • 2020 – Criação do Grupo de Trabalho do Segmento Odontológico na ANS
    Com a cobrança para as diretorias da ANS da revisão de aspectos da regulamentação em prol das especificidades do segmento odontológico, a agência reguladora publicou no Diário Oficial da União a criação do Grupo de Trabalho Odontológico composto por representantes de todas as diretorias da ANS para estudar e discutir as propostas levadas pela SINOG.
  • 2021 – Lançamento do Curso Gestão de Clínicas – Como trabalhar com Planos Odontológicos
    Atendendo a uma demanda do mercado, esse inédito curso visa a fornecer subsídios teóricos e práticos que auxiliem os cirurgiões-dentistas e administradores de clínicas e consultórios odontológicos, além de graduandos em Odontologia a administrar e gerir de maneira eficiente seu negócio com uma base de clientes de planos odontológicos.
  • 2021 – 25 anos de história
    Adoção do nome fantasia SINOG – Associação Brasileira de Planos Odontológicos
  • 2021 – Movimento Julho Neon
    SINOG cria o Movimento em prol da democratização do acesso à saúde bucal da população brasileira