A SINOG foi fundado em 1996, mas tem sua raiz anterior a isso: em 1972, com a criação da Aboe – Associação Brasileira de Odontologia de Equipe, então presidida por Januário Napolitano, e, posteriormente em 1987, com a Abrago – Associação Brasileira de Grupos Odontológicos, representada por José Marcos Garbossa. Ambas tinham como propósito unir as operadoras odontológicas para aumentar o tráfego de informações e, consequentemente, divulgar a importância da saúde bucal para a sociedade. Posteriormente, a ideia de aglutinar em uma única associação as empresas prestadoras de assistência odontológica surgiu dentro do Conselho Regional de Odontologia, por meio de sua Comissão de Convênios e Credenciamentos, originando em 1992 a Associação Paulista de Odontologia Empresarial – Apoe.

O impulso de tal movimento deveu-se a problemas comuns desse segmento, tais como os de divulgação, tabela de honorários de repasses, estatísticas, custos, ética empresarial e até da conceituação básica dos vários tipos de assistência odontológica disponíveis no mercado. Em 1995, sob a presidência de Alexandre Lourenço, a Associação Brasileira de Medicina de Grupo do Estado de São Paulo (Abramge-SP) criou uma Comissão Permanente de Odontologia, que ficou sob a coordenação de Luis Alexandre Chicani. O propósito era vincular-se a uma entidade forte e com respaldo do sistema constituído pela Abramge e Sinamge para, assim, possibilitar a troca de informações e conhecimentos acerca dos grupos médicos com um amplo apoio logístico.

Com os esforços dessas entidades e em conjunto com a diretoria da Abramge-SP, houve, então, a movimentação para a criação de um sindicato que representasse a Odontologia de Grupo, que resultou na fundação da SINOG no dia 22 de agosto de 1996, constituído para trabalhar a favor da melhoria constante do setor. A SINOG é parte do Sistema composto pela Associação Brasileira de Planos de Saúde – ABRAMGE e Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo – SINAMGE, e representam, como categoria econômica, todas as empresas de Medicina e Odontologia de Grupo, e institucionalmente todas as operadoras de planos médico-hospitalares e odontológicos, em todo o território nacional. Sem perder as características de sindicato patronal, cuja razão social continua sendo Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo, em 2021 a entidade passou a adotar como nome fantasia SINOG – Associação Brasileira de Planos Odontológicos.

A SINOG – Associação Brasileira de Planos Odontológicos – é hoje, portanto, a entidade mais atuante junto às operadoras de planos odontológicos, promovendo o intercâmbio de informações entre os associados e incentivando o debate entre operadoras, agência reguladora, prestadores de serviço e população em geral. (Acima reprodução da Lista de Presença na Assembleia Geral de Fundação da SINOG, realizada em 22 de agosto de 1996).

plugins premium WordPress