A Diretoria, as Superintendências e Assessorias da SINOG entendem que é de extrema importância para as operadoras de planos odontológicos associadas, em virtude do atual momento vivenciado frente aos normativos da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, e às demandas geradas pelas entidades de classe e demais instâncias públicas e privadas, um acompanhamento efetivo nas questões técnicas, regulatórias, jurídicas, legislativas, econômicas, tributárias, sindicais e trabalhistas, além de toda a área de comunicação, marketing, eventos e cursos.

A Sinog oferece à associada, acesso a estas assessorias, para tratar de assuntos coletivos, seja por meio de consultas individuais ou na participação das reuniões do Comitês, Comissões e Grupos de Trabalho criados para cada finalidade.

ASSESSORIAS

TÉCNICA-ODONTOLÓGICA
Ambiente onde são trazidos à tona para debate todos os temas técnicos referentes ao mercado odontológico, com foco nas ações para a representação das operadoras junto às entidades de classe.

REGULATÓRIA
Criada para dar suporte às operadoras quanto aos temas referentes à regulação do mercado, com foco nas ações para a defesa das operadoras junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS no que tange as especificidades do segmento odontológico, além de apoiar a alta direção da SINOG na tomada de decisões. Apoia a área técnica da SINOG na proposição de sugestões de aprimoramento da regulação quando da abertura de Consultas Públicas pela ANS.

JURÍDICA
O departamento jurídico da SINOG conduz reuniões periódicas para a troca de experiências, tratamento de dúvidas e discussões quanto às demandas coletivas do contencioso das operadoras e do próprio segmento odontológico representado pela SINOG, além de responder às dúvidas das associadas

LEGISLATIVA
A área de relacionamento institucional e governamental, sediada em nosso escritório de representação em Brasília, faz o acompanhamento de toda a legislação que esteja em fase de elaboração de projeto ou já em tramitação, trazendo insumos para a alta direção da SINOG debater com as associadas as possíveis ações a serem realizadas. Por esta área são tratados todos os encontros de relacionamento com as esferas governamentais nas instâncias federal, estadual e municipal.

ECONÔMICO-TRIBUTÁRIA
A SINOG oferece à associada, acesso à consultoria de assuntos econômicos e tributários  inerentes à operação dos planos odontológicos e que afetam diretamente o dia a dia das operadoras odontológicas. Nosso departamento econômico também publica trimestralmente o caderno Cenário Saúde com os principais dados do setor acompanhados de análise econômica. Também é responsável pela atualização da ferramenta exclusiva que é o SaúdeDados – a primeira plataforma de inteligência de mercado dedicada a Saúde Suplementar.

SINDICAL-TRABALHISTA
Como sindicato patronal, negociamos as convenções coletivas de trabalho com os sindicatos profissionais em todo o território nacional. Prestamos diversos serviços consultivos às associadas, esclarecendo dúvidas referentes a interpretação de convenções coletivas e a aplicação de normas trabalhistas. São três as funções principais da nossa assessoria Sindical-Trabalhista:
apoio/assistência, de qualquer natureza, que é fornecida pelo sindicato à respectiva classe econômica que representa;
negociações coletivas de trabalho; e
Representativa – substituto dos representados, seja na esfera judicial ou não.

Comunicação e Marketing

As associadas à SINOG são convidadas a participar de reuniões periódicas onde são levados ao conhecimento os principais assuntos divulgados em veículos do trade ou mainstream  e analisados para que sejam dados os devidos posicionamento e respostas  para os temas que impactam diretamente a rotina de operação. Além disso, esta área é responsável pela produção, validação e divulgação de notas, releases e artigos para os veículos de comunicação, seja ativa ou reativamente, publicações nas principais mídias sociais e pela atualização permanente do site da SINOG, bem como do monitoramento de temas relevantes divulgados nas mídias sociais e sites. A área de marketing é responsável pela execução de campanhas aprovadas pela diretoria, como a SINOG Recicla e o Movimento Julho Neon, bem como no apoio às associadas para a execução destas campanhas.

Cursos e Eventos

Há 25 anos a SINOG cumpre seu papel de desenvolver a Odontologia Suplementar, levando-a de mera coadjuvante quando da elaboração da Lei 9.656/98 para assumir um papel de liderança e de integração levando saúde e cuidados bucais para mais brasileiros, e, consequentemente, garantindo a continuidade das operadoras de planos odontológicos em seus diferentes portes e nas mais diversas localidades do país. Os cursos e eventos promovidos pela SINOG têm fundamental importância para o aprimoramento e desenvolvimento dos talentos que envolvem todos os players do segmento odontológico. Eles são parte do compromisso de disseminação de conhecimento a todo o segmento.

SIMPLO – Simpósio de Planos Odontológicos 
O principal e mais importante evento do país voltado para operadoras de planos odontológicos passou a contar com edições conceituais e formato inovador, trazendo importantes discussões que envolvem a sustentabilidade dos planos odontológicos, sendo pioneiro em abordar pautas sobre diversidade e inclusão. 95% das pessoas presentes ao evento consideram o SIMPLO altamente qualificado e com conteúdo de importância para a Odontologia Suplementar.

CURSO EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE OPERADORAS ODONTOLÓGICAS
Primeiro curso de Módulo Básico, criado em 2015, voltado exclusivamente à formação e aprimoramento dos gestores e colaboradores de operadoras odontológicas. Conta atualmente com mais de 250 alunos certificados.
Já no Módulo Avançado que terá início no 1º semestre de 2022, a programação prevê o aprofundamento em temas mais específicos em áreas de sinistralidade, inteligência de mercado, contabilidade, Compliance e Governança, dentre outros.

CURSO GESTÃO DE CLÍNICAS – COMO TRABALHAR COM PLANOS ODONTOLÓGICO
Criado em 2021, a iniciativa surgiu pela demanda de cirurgiões-dentistas, administradores de clínicas e consultórios, além de graduandos em Odontologia que trabalham ou pretendem trabalhar com planos odontológicos capacitando-os a gerir de maneira eficiente seus consultórios com o atendimento aos beneficiários destas operadoras.