A versão 4.0 do Padrão TISS trouxe importantes modificações. A nova mensagem de Envio de Documentos permitirá que prestadores enviem Imagens e Documentos digitalizados – assinados digitalmente ou não de acordo com o tipo de documento -, gerando maior segurança e agilidade na troca.
Além disso, para os prestadores e operadoras que fazem a troca usando os webservices no Padrão TISS, importantes ajustes foram realizados, removendo dados que não eram fundamentais, respeitando o princípio da Necessidade estabelecido pela LGPD.
As guias também contaram com a inclusão do ‘Nome Social’ dos beneficiários e a remoção da necessidade de preenchimento do ‘Cartão Nacional de Saúde (CNS)’ dos mesmos.
Por fim, importantes mudanças foram realizadas no Componente de Segurança e Privacidade, como como a exigência de uma Trilha de Auditoria nos sistemas, além do armazenamento desta e do log de acesso ao sistema pelo prazo mínimo de 90 dias.
A SINOG tem atuado ativamente nesta atualização do Padrão TISS, participando das reuniões mensais do COPISS Coordenador, grupo liderado pela ANS com a participação de Entidades, Prestadores e todo mercado envolvido em Saúde Suplementar. As alterações discutidas nestas reuniões do COPISS, assim como melhorias e adaptações apresentadas, são embasadas em pontos levantados em discussão junto às nossas Associadas. Seguindo essa mesma linha, quando as versões finais dos componentes são encaminhadas pela ANS, as mesmas são expostas por nosso consultor técnico em nossas reuniões do Fórum das Associadas.
Nesta linha, e com a aproximação da data de implantação do Padrão, a SINOG realizou uma reunião deste Fórum no dia 27 de Abril, com o foco exclusivo neste tema, onde contou com a participação da ANS apresentando assim como esclarecendo dúvidas das Associadas. Abordamos nesta reunião as alterações do Padrão TISS e suas implicações, detalhando as novidades do padrão de troca entre Prestadores e Operadoras (versão 4.00.01) e o envio de dados do Monitoramento TISS das Operadoras para a ANS (versão 01.03.00).
A sua Operadora já iniciou o processo de adequação às novas atualizações e requisitos do Padrão TISS? Caso tenha qualquer dificuldade ou dúvida sobre alguns dos requisitos, nos procure através do e-mail sinog.superintendencia@sinog.com.br.