A saúde bucal tem despertado cada vez mais o interesse e a atenção dos brasileiros. Somente nos últimos dois anos, 2,6 milhões de pessoas contrataram um plano odontológico, um incremento de 12,6% nas carteiras do setor, que conta com 23,4 milhões de beneficiários.
Grande parte desse interesse reflete a busca pelo sorriso perfeito, que é considerado um cartão de visita especial em meio ao crescente culto à imagem, nas redes sociais. O mundo digital, que impulsiona os negócios no segmento, também está no centro da estratégia de expansão da OdontoPrev, premiada como a melhor empresa do Setor de Saúde do anuário AS MELHORES DA DINHEIRO 2018. “Lançamos o nosso portal de vendas online há cerca de um ano, e observamos aumento de cinco vezes na sua utilização”, diz Rodrigo Bacellar, presidente da OdontoPrev, controladapelo Bradesco.
A estratégia visa, no longo prazo, aumentar o número de clientes individuais ao contemplar o lançamento constante de novos produtos, além de oferecer uma interface amigável.
A Odontoprev, com 6,5 milhões de clientes, é a líder do setor, com uma fatia de 27% do mercado. Mesmo assim, compartilha um desafio enfrentado pelas concorrentes: equilibrar os tipos de contratações, que estão concentrados em planos corporativos, um segmento já maturado.
Atualmente, 75% do portfólio da companhia é formado por esse tipo de contrato, e os 25% restantes é constituído por planos de pequenas e médias empresas e individuais. Alinhada com a tendência do setor, a companhia aposta na plataforma digital como uma das frentes principais para ampliar o número dos planos individuais, que costumam ser cerca de 40% mais caros, em comparação aos corporativos e, portanto, têm maior impacto no faturamento . “Neste ano, enquanto muitas empresas se retraem por conta das incertezas na política e na economia, optamos por elevar os investimentos em tecnologia e conquistai- novos mercados”, diz Bacellar.A OdontoPrevconta hoje com uma rede de 30 mil dentistas conveniados e estápresente em 2,6 mil municípios do País.
Ainterface digital planejada para os clientes é apenas uma das frentes de atuação tecnológica da rede.
No backoffice da OdontoPrev, outra plataforma agrupa a gestão operacional, com dados dos dentistas parceiros e o prontuário digitalizado dos beneficiários. Essa organização permite à companhia promover iniciativas adicionais para agilizar os processos internos. Uma delas é o desenvolvimento do aplicativo que auxilia os vendedores a otimizar o processo de fechamento de contratos. Todas essas frentes colocam a tecnologia no centro do planejamento estratégico da companhia que planeja investir R$ 25 milhões neste ano, 66% mais do que o alocado em 2017.
“A maior parte desse valor será direcionada para o desenvolvimento tecnológico”, diz Bacellar. A incorporação de tecnologia nos processos é uma tendência do setor. “Esse é também um dos principais desafios das empresas para crescer”, diz Geraldo Almeida Lima, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog). “E há muito espaço para expandir.” De acordo com o Sinog, o segmento deve alcançar 26,lmilhões de beneficiários nos próximos dois anos. Isso reflete a demanda reprimida dos brasileiros por cuidar da saúde bucal. Hoje, 24% da população conta com a cobertura de planos de saúde complementar, mas quando se trata unicamente do segmento de planos odontológicos, o percentual cai pela metade, para 12%. “Mas isso está mudando à medida que as pessoas entendem a previsibilidade e a segurança que um plano odontológico oferece”, diz Lima.
A maior parte do mercado ainda está concentrada no Sudeste, com 13,8 milhões de beneficiários, quase 60% do total, o que abre espaço para o avanço em outras regiões.
Ao mesmo, esse cenário incentiva o processo de fusões e aquisições. Em novembro do ano passado,a OdontoPrev pagou R $ 201,6 m i l h õ e s pela OdontoSystem – oitava maior operadora do País – para ampliar a sua atuação no Nordeste, a segunda praça em número de beneficiários, com 19,1% do mercado.
Com a operação, foram acrescentadas 630 mil novas vidas ao portfólio da OdontoPrev. A compra abre, ainda, novas possibilidades para o negócio. “Eles conseguem promover atendimento de qualidade com baixo custo”, afirma Bacellar, que confirma a possibilidade de novas aquisições no radar. “A ideia é levar esse modelo de atuação para outras regiões.”