dia internacional da mulher

 MULHERES ESTÃO NA VANGUARDA DO SEGMENTO ODONTOLÓGICO

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a SINOG em Dia conversou com a Superintendente Técnica da Entidade, Dra. Fernanda Ceneviva, sobre a presença feminina no segmento odontológico.    

SINOG:
Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia, as mulheres são maioria entre os profissionais inscritos. Na sua opinião, a presença feminina na categoria faz diferença no segmento odontológico e por quê?    
FC: Curiosamente, a saúde suplementar apresenta um histórico de um público mais masculino, talvez pelo fato da formação nas áreas administrativa e da saúde terem tido, no passado, a preponderância dos homens. Quando o segmento de odontologia surgiu, a área técnica de auditoria trouxe as mulheres para esse mercado. Muito provável pelo olhar focado nos detalhes que essa atividade exige e que muitas mulheres possuem. A partir daí, a presença feminina só aumentou e a mulher passou a alcançar posições de liderança no segmento, pela própria performance diferenciada que inclui características muito femininas, como é o caso da intuição e da capacidade de desenvolver múltiplas tarefas.

SINOG: Quais os desafios e vantagens em ser uma liderança feminina no segmento odontológico?
FC: A mulher é mais detalhista, instintiva e múltipla, como eu já disse, e possui um olhar singular para os processos de trabalho. Também vejo que as mulheres possuem o desejo de deixar um legado. Tudo isso eu considero como super vantagens. Eu sempre gostei de ter mulheres trabalhando comigo e, por coincidência, elas sempre formaram a maioria nos times que eu liderei. Elas ainda produzem mais e tem uma entrega completa no dia a dia, o que para mim faz toda diferença. Nosso desafio é chegar nesse lugar de liderança.

SINOG: A SINOG estimula a presença de mulheres em cargos de liderança no segmento, de que maneira?           
FC: Acredito que uma mulher ocupar o cargo de superintendente técnica frente à Entidade, já é um fato importante a ser considerado e que mostra que esse estímulo existe. Além do nosso presidente, Dr. Roberto, ter esse olhar e essa preocupação, sabemos que há muita presença feminina encabeçando o segmento odontológico. Identificamos isso inclusive aqui na SINOG, onde um terço da Diretoria é composta por mulheres.

SINOG: O que é importante, na sua opinião, para que a presença feminina em cargos de liderança seja ainda maior? 
FC: Abrir oportunidade para que sua competência seja reconhecida. O incentivo é uma forma de promover o crescimento. Minha liderança, por exemplo, é focada em trazer o time para decidir, assumir responsabilidades, explorar o lado intuitivo que está na origem feminina. A mulher, por competência, pode e deve estar onde ela quiser.

SINOG: Alguma mensagem para as mulheres que pretendem traçar uma carreira neste segmento?       
FC: Eu gostaria de dizer para as mulheres não se sentirem inseguras por trabalharem em cargos desafiadores e que exigem mais de seu tempo e dedicação, afinal, se essas mulheres estão nesta posição, é porque com certeza o caminho trilhado por elas foi conquistado. É mais importante focar na qualidade do tempo que, por exemplo, se dedica aos filhos do que na quantidade. Acredito que a mulher-mãe que esteja profissionalmente satisfeita e feliz, vai conseguir equilibrar e desempenhar melhor todos os outros papéis que desejar, seja de esposa, filha, irmã, amiga. Nós já adquirimos a competência necessária para atuar no segmento de odontologia e o mercado está muito aberto para todo o diferencial que temos a oferecer. Venham com segurança, mulheres, que vocês são bem-vindas!