O ano de 2019 tem sido marcado pelos novos rumos adotados na estratégia de atuação de mercado do INPAO Dental – Instituto de Previdência e Assistência Odontológica – considerada a maior operadora exclusivamente odontológica de capital fechado do Brasil. O segmento de Pequenas e Médias Empresas é o foco dos negócios a partir de agora.

Expansão – A estratégia de crescimento em planos PME e PF conta com novas aberturas de filiais do INPAO Dental em Salvador e com a ampliação da filial em Belo Horizonte. A força de vendas pelo canal corretor também está sendo fortalecida no Sul do Brasil. Atualmente, a empresa tem cerca de 1.800 corretoras cadastradas, sendo que 800 delas efetivam negócios todos os meses com o INPAO. Até final de 2019, estima-se que sejam 2.500 corretoras ativas e 1.200 delas com geração efetiva de negócios.

Com este cenário de crescer em planos PME e a expansão de atuação no território nacional, o INPAO Dental trabalha com uma perspectiva de faturamento para 2019 de R$ 45 milhões, com margem de lucro em torno de 22% desse faturamento. Hoje, a taxa de sinistro do Instituto está em torno de 40%, enquanto o mercado de planos odontológicos trabalha com 50% a 55%. “Isso permite a obtenção de lucro para o INPAO e com um ticket médio mais viável para o beneficiário. Queremos que a Odontologia seja acessível a todos”, comenta Claudio Aboud, Diretor Administrativo Financeiro do INPAO Dental.

Cenário – A contratação de planos odontológicos no Brasil ainda é muito baixa, com acesso mais fácil a colaboradores das grandes empresas. Para o Diretor Administrativo Financeiro do INPAO há um amplo mercado para ser trabalhado quando é feita a análise com o plano médico, que tem uma penetração duas vezes maior que o plano odontológico. “Precisamos permitir a Odontologia ao alcance de todos. Por isso, vamos trabalhar estrategicamente com soluções odontológicas voltadas para as PMEs e Pessoa Física. Existe um vazio de oferta de produtos para esse nicho, mas também há demanda e é isso que queremos preencher”, comenta Claudio Aboud.

Diferenciais INPAO Dental – Por ser especializada em Odontologia, a Operadora proporciona uma experiência diferente ao beneficiário e também ao dentista. O paciente é dispensado de apresentar a carteirinha para ser atendido, basta informar o número do CPF. Devido ao sistema integrado, o beneficiário é atendido apenas com o número do documento sem autorização prévia e realiza o procedimento necessário. Já para o dentista, não há problema de glosa, ou seja, o atendimento sempre será aceito e pago pela operadora, já que tudo autorizado automaticamente via sistema. O odontologista também recebe as informações do tipo de plano que o paciente pertence e qual a cobertura que ele tem acesso. Essas facilidades são possíveis por causa da tecnologia personalizada e desenvolvida internamente pela equipe do INPAO Dental.

Outro diferencial é a rede credenciada, que conta com 20 mil opções de atendimento pelo Brasil para um universo de 350 mil beneficiários. Ou seja, para cada dentista são 17 beneficiários, o que resulta em atendimento rápido e a possibilidade de trabalhar a prevenção e não apenas atuar na urgência/emergência. “O beneficiário precisa ter uma boa experiência com o produto e, por isso, trabalhamos diariamente para oferecer uma Odontologia de ponta”, finaliza o Diretor Administrativo Financeiro do INPAO Dental.

Além de se preocupar com o cuidado com a saúde, o Hapvida também busca a satisfação total de seus clientes em fazer parte de uma das maiores operadoras de saúde do Brasil. O Hapvida, na busca constante de melhorias do atendimento, lançou a Pesquisa de Satisfação ‘Atendimento 5 Estrelas’, uma pesquisa contínua de mensuração à satisfação do Cliente.

A gerente de Qualidade de Atendimento do Hapvida, Milena Siosaki, explica que a pesquisa se aplica aos atendimentos na área de saúde e odontologia e que todos os clientes podem participar logo após concluírem seus atendimentos. ‘Ao fazer o login no site ou no aplicativo para acessar os nossos serviços ou para qualquer interação, o cliente recebe, em ‘pop-up’, a pesquisa de satisfação’, disse.

Siosaki ressalta que a pesquisa abrange vários pontos que passam pelo atendimento do cliente. ‘Primeiro, ele é convidado a avaliar por estrelinhas, que vai de 1 a 5. De acordo com a escolha da nota, o cliente pode dizer o que mais gostou ou o que podemos melhorar baseado em cinco critérios: acolhimento, ambiente, tempo de espera, procedimento, profissional de saúde (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e dentista). Por último, ele pode expor sua opinião deixando um comentário’.

A gestora reforça que essa pesquisa é um importante passo para melhorias no atendimento, valorizando cada vez mais as opiniões dos clientes. ‘A pesquisa oferece oportunidades de estarmos mais próximos dos nossos clientes, identificando as necessidades de aprimorar nossos serviços’.

Segundo a superintendente nacional de atendimento do Hapvida, Rejane Abreu, as avaliações são acompanhadas por toda a companhia e são balizadoras das estratégias do atendimento da empresa, sempre com foco em gerar valor ao cliente. Os reconhecimentos às unidades e aos profissionais também são objetivos da pesquisa.

A melhor unidade receberá o selo de Atendimento 5 Estrelas e será referência de acolhimento e qualidade no Sistema Hapvida. ‘O objetivo é reconhecer as equipes e as pessoas que trabalham alinhadas aos nossos pilares: acolhimento, eficiência de custo e qualidade’, finaliza.

Sobre o Hapvida

Com mais de 4 milhões de clientes, o Hapvida hoje se posiciona como uma das maiores operadoras de saúde do Brasil. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente, são mais de 21 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 28 hospitais, 82 clínicas médicas, 19 prontos atendimentos, 88 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial (Vida&Imagem) distribuídos em 12 estados onde a operadora atua com rede própria.

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