O ano de 2019 tem sido marcado pelos novos rumos adotados na estratégia de atuação de mercado do INPAO Dental – Instituto de Previdência e Assistência Odontológica – considerada a maior operadora exclusivamente odontológica de capital fechado do Brasil. O segmento de Pequenas e Médias Empresas é o foco dos negócios a partir de agora.
Expansão – A estratégia de crescimento em planos PME e PF conta com novas aberturas de filiais do INPAO Dental em Salvador e com a ampliação da filial em Belo Horizonte. A força de vendas pelo canal corretor também está sendo fortalecida no Sul do Brasil. Atualmente, a empresa tem cerca de 1.800 corretoras cadastradas, sendo que 800 delas efetivam negócios todos os meses com o INPAO. Até final de 2019, estima-se que sejam 2.500 corretoras ativas e 1.200 delas com geração efetiva de negócios.
Com este cenário de crescer em planos PME e a expansão de atuação no território nacional, o INPAO Dental trabalha com uma perspectiva de faturamento para 2019 de R$ 45 milhões, com margem de lucro em torno de 22% desse faturamento. Hoje, a taxa de sinistro do Instituto está em torno de 40%, enquanto o mercado de planos odontológicos trabalha com 50% a 55%. “Isso permite a obtenção de lucro para o INPAO e com um ticket médio mais viável para o beneficiário. Queremos que a Odontologia seja acessível a todos”, comenta Claudio Aboud, Diretor Administrativo Financeiro do INPAO Dental.
Cenário – A contratação de planos odontológicos no Brasil ainda é muito baixa, com acesso mais fácil a colaboradores das grandes empresas. Para o Diretor Administrativo Financeiro do INPAO há um amplo mercado para ser trabalhado quando é feita a análise com o plano médico, que tem uma penetração duas vezes maior que o plano odontológico. “Precisamos permitir a Odontologia ao alcance de todos. Por isso, vamos trabalhar estrategicamente com soluções odontológicas voltadas para as PMEs e Pessoa Física. Existe um vazio de oferta de produtos para esse nicho, mas também há demanda e é isso que queremos preencher”, comenta Claudio Aboud.
Diferenciais INPAO Dental – Por ser especializada em Odontologia, a Operadora proporciona uma experiência diferente ao beneficiário e também ao dentista. O paciente é dispensado de apresentar a carteirinha para ser atendido, basta informar o número do CPF. Devido ao sistema integrado, o beneficiário é atendido apenas com o número do documento sem autorização prévia e realiza o procedimento necessário. Já para o dentista, não há problema de glosa, ou seja, o atendimento sempre será aceito e pago pela operadora, já que tudo autorizado automaticamente via sistema. O odontologista também recebe as informações do tipo de plano que o paciente pertence e qual a cobertura que ele tem acesso. Essas facilidades são possíveis por causa da tecnologia personalizada e desenvolvida internamente pela equipe do INPAO Dental.
Outro diferencial é a rede credenciada, que conta com 20 mil opções de atendimento pelo Brasil para um universo de 350 mil beneficiários. Ou seja, para cada dentista são 17 beneficiários, o que resulta em atendimento rápido e a possibilidade de trabalhar a prevenção e não apenas atuar na urgência/emergência. “O beneficiário precisa ter uma boa experiência com o produto e, por isso, trabalhamos diariamente para oferecer uma Odontologia de ponta”, finaliza o Diretor Administrativo Financeiro do INPAO Dental.