Liderado pela SINOG, o Julho Neon busca reforçar a importância da saúde bucal entre a população. Nesta edição da Newsletter, compartilhamos o seu alcance e reafirmamos, já pensando em 2023, os objetivos prioritários desta ação.  

Fechando 2022, a SINOG EM DIA não podia deixar de tratar do sucesso que foi a edição desse ano do movimento Julho Neon – Salve o Sorriso Brasileiro. A ação possui o objetivo de ampliar o acesso a saúde bucal de qualidade, adotando o mês de julho como o mês de conscientização 

Com repercussão nacional, o Movimento foi rapidamente assimilado por todos os brasileiros. Segundo cálculos da SINOG, o alcance da mensagem, em prol de uma saúde bucal de qualidade, chegou a quase 44 milhões de pessoas. Ou seja, um em cada cinco brasileiros tiveram contato com a mensagem de que cuidar da higiene oral é um componente fundamental da saúde integral e da qualidade de vida. O número é particularmente positivo se comparado ao alcance obtido pela campanha em 2021, quando 14 milhões de pessoas foram impactadas. 

O Movimento tem caráter agregador – um convite a todos os atores do setor para participar – com o objetivo de proporcionar vida mais saudável para a população brasileira, por meio do acesso a saúde bucal de qualidade e da valorização do papel dos dentistas que são os protagonistas de muitas histórias de transformação, pois cuidam do maior patrimônio do brasileiro: o sorriso. 

“Poucas coisas dizem mais sobre a autoestima de uma pessoa do que o direito de abrir um sorriso. Ele traduz um momento de alegria incontida, ou um acesso amistoso para o outro, além de abrir portas para uma nova amizade ou oportunidade de emprego”, avalia Roberto Cury, presidente da SINOG. 

Um ponto levantado pela campanha é que parte da população brasileira está sendo privada do simples direito de sorrir. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ibope indicam que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente. “A única forma que vemos possível para remediar esse cenário é por meio da educação de nossa população. A manutenção e melhoria de sua saúde bucal ocorrem principalmente por meio da prevenção, o que envolve, além de visitas regulares ao consultório odontológico, o hábito da escovação”, enfatiza Roberto Cury. 

Apesar de registrar um dos melhores percentuais profissional/população atendida do mundo (cerca de 570 habitantes/cirurgião-dentista), o brasileiro ainda carece de cuidados com sua saúde bucal. De acordo com o estudo “Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança”, realizado pela consultoria internacional Edelman Insights, a perda de dentes é o segundo fator que mais prejudica a vida de pessoas com idade entre 45 e 70 anos na região. A pesquisa ouviu 600 pessoas na América Latina, 151 deles brasileiros, e reforça que a perda de dentes impede os entrevistados de ter um padrão de vida mais saudável e ativo. Essas estimativas também indicam que 41,5% da população chega aos 60 anos de idade com a arcada totalmente comprometida. 

Tais dados indicam, portanto, que a saúde bucal do brasileiro é, ainda, uma questão que merece atenção e participação ativa de todos os profissionais e especialistas do segmento. Visando enfrentar de forma dinâmica esses desafios, a campanha de Julho Neon 2023 é planejada de modo a contar com a contribuição de suas Operadoras Associadas, abrindo portas para que soluções cada vez mais assertivas sejam tomadas.