Promovida pela SINOG, Campanha iluminou pontos turísticos em diversos locais do País, ofereceu atendimento Odontológico gratuito em comunidades e contou com ações na Avenida Paulista e em cinemas, entre outras diversas iniciativas

O Brasil totalizou mais de 34 milhões de Beneficiários em Planos Odontológicos, de acordo com os dados mais recentes da Agência Nacional de Saúde (ANS). Um dos fatores responsáveis por essa evolução é a união do Setor em prol da acessibilidade aos Planos Odontológicos. E, sem dúvida, a Campanha Julho Neon – Salve o Sorriso Brasileiro, promovida pela SINOG, é uma ferramenta importante nessa propagação.

A Campanha Julho Neon – Salve o Sorriso Brasileiro superou todas as expectativas em 2024, alcançando mais de 176 milhões de pessoas em todo o País. Com um crescimento de mais de 60% em relação ao ano anterior, a iniciativa consolidou-se como a maior Campanha de conscientização sobre Saúde Bucal do Brasil. 

Ao longo do mês de Julho, a Campanha iluminou diversos pontos turísticos icônicos do Brasil, como o Cristo Redentor e o Maracanã, no Rio de Janeiro; a Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, a Biblioteca Mário de Andrade, o Viaduto do Chá, o Pateo do Collegio, sede da SINOG, em São Paulo, entre outros pelo Brasil.

“O principal objetivo da Campanha é conscientizar as pessoas sobre a importância da Saúde Bucal contínua, promovendo a prevenção e o cuidado ao longo de toda a vida,” explica Dr. Roberto Seme Cury, Presidente da SINOG. “Queremos aculturar o brasileiro de forma leve e educativa sobre a importância da Saúde Bucal e a relevância do Julho Neon”, enfatiza.

Além dos pontos iluminados, a Campanha também promoveu atendimento Odontológico gratuito a mais de 5 mil pessoas em comunidades de Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Ribeirão Preto (SP), Brasília (DF), entre outras cidades por todo o Brasil. A ação contou com apoio das Associadas Doctor Clin, Hapvida e OdontoGroup, para levar o atendimento com seus respectivos Odontomóveis a regiões carentes, além de distribuição de kits de higiene bucal para a população.


Sorrisos em ação

Além de ações sociais, a Campanha Julho Neon entrou na vida do cotidiano dos brasileiros com estratégias de marketing diversas. Com a iniciativa “Sorriso Neon”, com o patrocínio da Odontoprev, o Movimento capturou fotos de sorrisos no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo, e exibiu as fotos em cinco relógios digitais na Avenida Paulista, alcançando mais de 341 mil pessoas.

A Metlife, uma das Associadas da SINOG, por sua vez, patrocinou a Campanha em cinemas, exibindo em 8 complexos, com o total de 16 salas, um filme exclusivamente produzido para o JN, na pré-estreia de “Deadpool & Wolverine“, visto por 17,6 mil espectadores. Pelo quarto ano consecutivo, o time de futebol do Flamengo, mais uma vez, apoiou a causa, entrando em campo durante o jogo contra o Cuiabá com uma faixa especial de incentivo aos cuidados com a Saúde Bucal.

Além destas diversas ações, a Dental Speed, a Humana Odonto e a Porto Seguro Saúde levaram o Movimento aos consultórios de Dentistas de vários lugares do Brasil. As Operadoras Associadas, Humana Odonto e Porto nomearam vários Dentistas de suas respectivas Redes Credenciadas como Embaixadores Julho Neon, com a entrega de jalecos e bótons. Já a Dental Speed apoiou o Movimento Julho Neon, distribuindo mais de 10 mil bótons em todo o Brasil.

Do consultório para as redes

Os canais virtuais não ficaram de fora da Campanha, que elegeu mais 30 Dentistas Embaixadores para participarem dessa Edição, presenteando-os com jalecos e bótons que, por meio de vídeos em suas redes sociais, ajudaram na divulgação da Campanha.

Além disso, o Julho Neon contou com a participação do Embaixador Tio Paulo (Dr. Paulo Bonavides), Dentista e influenciador que é referência como profissional da área, ao ensinar, de uma forma descontraída, como fazer uma escovação apropriada e cuidar dos dentes, principalmente em crianças e suas famílias.

Além dele, foram nomeados Embaixadores Julho Neon nomes como Dra. Adriana Araujo, Dentista e Diretora de Operações Nacional da Amil Dental; Dr. Alberto de Oliveira Pereira Filho, Dentista e Gerente de Operações do Grupo Athena Saúde; Dr. Alexandre Gabrielli, Dentista e Superintendente de Prestadores Odonto da SulAmérica; Dra. Daniela Mendes, Dentista e Gerente de Auditoria, Contas Clínicas e Credenciamento da OdontoGroup; Dra. Daniela Rossler, Dentista e Coordenadora de Credenciamento da Porto Seguro Odonto; Dr. Fábio Nogi, Dentista e Head da Unimed Odonto; Dr. José Maria Benozatti, Dentista, Consultor e Responsável Técnico da Odontoprev; Dr. Luis Danilo Maurici, Dentista e Superintendente de Planos Odontológicos da MetLife; Dr. Roberto Passos, Dentista e Diretor de Operações da HapVida Interodonto; Dr. Walter Coriolano Junior, Dentista e Diretor Administrativo da Crown Odontologia.

“A Saúde Bucal precisa ser vista como essencial para o bem-estar e a qualidade de vida. A missão da SINOG é mudar a percepção da sociedade, da Classe Odontológica e do Poder Público sobre a urgência de colocar essa questão no topo das prioridades para o futuro dos brasileiros”, diz Dr. Roberto Seme Cury, Presidente da SINOG. Dra. Fernanda Ceneviva, Superintendente da SINOG ressalta ainda que essas iniciativas buscam não apenas promover a Saúde Bucal, mas também destacar a importância do acesso a Cuidados Odontológicos de qualidade para todos os brasileiros.


Participação recorde das Operadoras Associadas

Como parte importante no alcance das mais de 176 milhões de pessoas espalhadas em todo o País, as Operadoras Associadas tiveram papel fundamental nesta edição do Movimento, seja apoiando com ações, compartilhando os materiais ou engajando em suas redes sociais.

Somente neste ano, o crescimento da participação das Operadoras na Campanha foi de aproximadamente 700%. Somando o alcance proporcionado em ações realizadas pelas Operadoras junto às redes sociais da SINOG o número atingiu quase 49 milhões de alcance.

“A participação das Associadas é fundamental. Este ano conseguimos engajar um número muito maior que dos anos anteriores com quase 49 milhões, com a certeza que ainda podemos melhorar muito. Algumas das grandes Operadoras não atingiram a capacidade máxima do seu engajamento, mas estamos certos que no próximo ano, vamos melhorar muito mais a mobilização de todas as Associadas”, afirma Dr. Roberto Seme Cury.

Uma história de conquistas

Em 2021, ano de lançamento da Campanha Julho Neon, já impactamos mais de 15 milhões de pessoas em diversas plataformas com mensagens educativas e inspiradoras do Movimento. Já neste primeiro ano, o projeto contou com um jingle especialmente composto e interpretado pelo cantor Jair de Oliveira, o Jairzinho, que lançou a música “Salve o Sorriso Brasileiro”, que pode ser baixada nas principais plataformas digitais. Além disso, conseguimos arrecadar um valor de 100 mil reais em doações para ONGs.

Em 2022, a segunda edição do Julho Neon, alcançou cerca de 44 milhões de pessoas, e contou com mais pontos turísticos do País iluminados, como o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro; o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo; e a Praça XV, em Florianópolis. Em 2023, foram mais de 108 milhões de pessoas impactadas, além de mantermos as iluminações, tivemos novas ações e iniciativas apoiadas por Operadoras Associadas e por Patrocinadores do Movimento.

Com o sucesso de 2024, a Campanha Julho Neon se consolidou como a maior Campanha de Conscientização sobre Saúde Bucal do Brasil, mostrando que a luz do Julho Neon não apenas ilumina monumentos, mas também aquece corações e transforma vidas com suas ações e iniciativas inovadoras, criando um legado duradouro de esperança e solidariedade para as gerações futuras.