Para compreender qual é a visão do mercado com relação aos importantes números registrados pelo setor de planos odontológicos, e também visando aprimorar o atendimento às nossas Associadas, conversamos com Rodrigo Rocha, CEO da Amil Dental. 

SINOG: Como você avalia o momento atual da Operadora Associada Amil Dental? 

RR: A Amil Dental vive um momento muito bom, buscando oferecer uma experiência de excelente qualidade em toda a jornada de seus 2,3 milhões de clientes (números de 30 de junho de 2022), e em todos os serviços e produtos que oferecemos para eles. Nosso grande diferencial é a busca incessante por inovações que atendam a todos os nossos stakeholders: beneficiários, dentistas e corretores.  É baseado nesse diferencial que, em junho, firmamos uma parceria inédita no mercado com a OdontoCompany, maior grupo de clínicas odontológicas do mundo e maior rede do Brasil. A partir dela, além da rede credenciada da Amil Dental, os beneficiários dos nossos planos passaram a contar com atendimento na grande maioria das quase 2.000 unidades da OdontoCompany em todo o país sem qualquer tipo de alteração contratual ou valor adicional. Outro exemplo são as Clínicas Amil Dental, lançadas inicialmente em São Paulo e que em futuro próximo chegarão a outras regiões do país. Essas clínicas, que disponibilizam atendimento a todas as especialidades odontológicos em horário estendido (inclusive aos sábados), vêm de encontro a uma grande demanda de nossos beneficiários. Não à toa os beneficiários que passam pelas Clínicas Amil Dental nos dão um NPS na faixa de valor considerada excelente, entre 75 e 100! Ainda mais porque através das clínicas é possível acompanhar mais de perto as necessidades odontológicas dos beneficiários e oferecer um cuidado mais organizado e integral, garantindo assim a melhor saúde bucal possível aos clientes da operadora. 

SINOG: O que podemos esperar do futuro da Odontologia Suplementar nos próximos 5 anos? Quais são os principais avanços conquistados e desafios enfrentados pelo setor? 

RR: O mercado de Odontologia Suplementar cresce, em média, 1,6 milhão de vidas por ano. Ele praticamente dobrou de tamanho desde 2011, mesmo com todos os grandes desafios que foram enfrentados nesse período, como uma das maiores recessões da história do Brasil em 2016 e 2017 e a pandemia da COVID-19, a partir de 2020. Isso porque a boca é o nosso cartão de visitas, é o centro do nosso rosto. Então, esperamos que o mercado siga se ampliando e para isso queremos manter a entrega de satisfação aos nossos clientes, atendendo às expectativas deles ao disponibilizarmos o que eles desejam. Sempre tendo a inovação como aliada, seja com novos produtos, serviços, canais de venda ou modelos de pagamento. Espero que em cinco anos tenhamos uma Odontologia Suplementar com mais acesso para a população em geral, mais resolutiva e com uma qualidade e uma confiabilidade ainda maior do que temos hoje. 

SINOG: Em sua opinião, qual é maior relevância deixada pela SINOG para a sua Operadora?  

RR: A SINOG tem uma importante função de liderança na jornada para ampliarmos o acesso da população brasileira à saúde bucal, uma grande responsabilidade de nosso segmento. E também o protagonismo na defesa e nas propostas de melhorias para todo o setor odontológico.   

SINOG: Agora, pensando num panorama geral, em que ponto o segmento de Odontologia Suplementar como um todo pode beneficiar-se das atuações da SINOG? 

RR: A SINOG tem um papel fundamental e beneficia o segmento de Odontologia Suplementar de diversas formas: seja no auxílio e no apoio do aprimoramento profissional do setor, com a promoção e realização de cursos, simpósios e congressos, como também na representação da categoria em questões com órgãos governamentais e/ou entidades que representam os prestadores de serviços Odontológicos. E ainda nas negociações coletivas de trabalho.