De acordo com os dados disponibilizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Brasil conta hoje com 30.102.288 de beneficiários em planos odontológicos.  

Apenas neste último ano, aproximadamente 2.399.559 de brasileiros aderiram aos planos de saúde dedicados especificamente aos cuidados bucais. Quando comparado ao ano anterior, esse número corresponde ao crescimento de 8,66% dessa modalidade de cobertura, o que comprova o interesse da população pelo acesso aos tratamentos Odontológicos. 

Até o início do ano de 2022 a previsão de aumento para o setor de Planos Exclusivamente Odontológicos era de 7,8% no número de beneficiários, de acordo com publicação do Sistema ABRAMGE, SINAMGE / SINOG. Tomando as estatísticas como base, os resultados mais recentes apontam um cenário positivo para as Operadoras Odontológicas. 

Esta é a primeira vez que a categoria de Planos Odontológicos bate a marca de 30 milhões de beneficiários, mas é válido destacar que esse crescimento foi registrado em todos os 26 estados da federação. Dentre eles, Minas Gerais (310.378 novos usuários, ou expansão de 11,47%), São Paulo (857.841 e 7,84%) e Rio de Janeiro (176.842 e 5,03%) foram os estados que tiveram maior aumento em números absolutos. 

De acordo com o Presidente da SINOG, Roberto Cury, a adesão aos Planos Odontológicos cresce consistentemente há muitos anos, mesmo em anos em que o PIB do país ficou negativo. Este crescimento deve ser comemorado. Contudo, quando comparado com outros países, o Brasil apresenta ainda um percentual tímido de beneficiários de planos odontológicos: “Estamos caminhando, e vamos continuar empenhados para acelerar o crescimento de nosso segmento”, explica Cury.