Em entrevista, o custo acessível dos planos, a postura preventiva por parte dos beneficiários, a relação entre a saúde bucal e a saúde sistêmica e a conscientização da população sobre a importância do cuidado bucal são apontados por Rodrigo Bacellar como características que corroboram o mercado de Operadoras Odontológicas. Acompanhe a entrevista. 

SINOG: Dados da ANS apontam para um crescimento expressivo e constante no número de beneficiários dos planos odontológicos. A que fatores credita essa expansão na base? 

RB: De acordo com dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), em 2021 houve um aumento de 2,56MM de pessoas atendidas pelos planos odontológicos, o que representa um crescimento de 9,6%.  

A mais recente pesquisa realizada pelo IBGE, feita em 2019 e divulgada em 2020, constatou que apenas 12,9% dos brasileiros têm um plano odontológico. Apontou também que, dos 162MM de brasileiros acima de 18 anos, 34MM perderam 13 dentes ou mais, enquanto 16MM de brasileiros vivem sem nenhum dente. 

Falando de Odontoprev, entre 2019 e 2021, a companhia cresceu 651 mil vidas. Só no último trimestre, de julho a setembro de 2022, tivemos adições líquidas de 93 mil novas vidas, resultando em 345 mil em 12 meses e 909 mil desde o terceiro trimestre de 2020. Com isso, superamos o número de 8 milhões de clientes. 

Os planos odontológicos, tanto no segmento corporativo quanto no massificado, possuem um custo muito acessível. Um grande diferencial é que eles permitem inverter a cultura do tratamento, viabilizando uma postura preventiva pelos beneficiários, promovendo a atenção integral da saúde e, consequentemente, aliviando a demanda pelo mesmo serviço no setor público.  

Segundo dados da ANS e da Odontoprev, o valor médio mensal do plano odontológico é de R$ 19,76. Ao passo que, se particular, o valor despendido pelo paciente com um tratamento de baixa complexidade pode variar de R$ 600,00 a R$ 1.200,00, o equivalente ao pagamento aproximado de dois e meio a cinco anos de mensalidades de um plano odontológico.   

Outra questão importante, é que os procedimentos curativos representam 86% dos gastos com tratamentos odontológicos – o que poderia ser evitado com um forte e eficiente trabalho de promoção da saúde bucal com foco em prevenção que, além de tudo, também apresenta custos menores. 

Com todas essas informações, nós da Odontoprev e todo o mercado temos trabalhado muito para conscientizar a população desses benefícios, ainda pouco difundidos, e que a própria pandemia, de uma forma geral reforçou, diante da importância do cuidado, estimulando este crescimento. 

SINOG: O que acha que os planos precisam fazer para manter os beneficiários e continuar crescendo? Na sua visão, os planos odontológicos podem ultrapassar o número de beneficiários de planos médico-hospitalares? 

RB: O percentual de brasileiros com acesso à prevenção da saúde bucal no país ainda é muito baixo, principalmente quando comparado aos Estados Unidos, por exemplo, que tem uma marca superior a 70%.  

Segundo a ANS, em agosto, o setor totalizou cerca de 50MM de usuários em planos de assistência médica e 30MM de usuários nos planos exclusivamente odontológicos. Nos planos médico-hospitalares, em um ano, houve crescimento de 1.5MM de beneficiários – o equivalente 3,3% de aumento em relação a agosto de 2021. No comparativo de agosto de 2022 com julho de 2022, o crescimento foi de 112 mil usuários. Já nos planos exclusivamente odontológicos, somaram-se cerca de 2 MM de beneficiários em um ano, o que representa 8,3% de crescimento no período, e 312 mil na comparação de agosto de 2022 com julho de 2022. 

Operando em todo o país, o modelo de negócio da Odontoprev é baseado em uma plataforma tecnológica proprietária e robusta que objetiva altos padrões de qualidade em tratamentos dentais. Além disso, a companhia tem sido pioneira no mercado em desenvolver exclusivos canais bancários, visando o crescente segmento de planos para empresas PME e de planos individuais. 

Com todos esses avanços e números, concluímos que os planos odontológicos ainda são menos penetrados que os médico-hospitalares, porém possui um grande potencial de crescimento. Vale ressaltar que o dental também apresenta crescimento quando direcionado com estratégias de conjugação de planos médico-hospitalares somados aos odontológicos. Avançamos para que, a cada ano, possamos reforçar e conscientizar os brasileiros sobre os benefícios do plano odontológico, importância da prevenção, conexão com a saúde sistêmica, além do baixo custo.  

SINOG: Por que o churn nos planos odontológicos individuais são tão altos? Como enfrentar este desafio? 

RB: Dados apontam que cerca de 2,9% dos planos são cancelados ao mês, destacando-se entre as outras modalidades: coletivo empresarial (2,4%) e coletivo por adesão (2,0%), que também estão altos.  

Esses números estão intimamente ligados à cultura do brasileiro, que contrata um plano odontológico para tratar algum problema pontual e depois do tratamento cancela o contrato, sem considerar que ele pode vir a precisar dos serviços de um cirurgião-dentista em outra ocasião.  

É preciso trabalhar na conscientização da população sobre saúde bucal, com foco na prevenção, que traz benefícios importantes para a saúde como um todo e democratizar o acesso à odontologia de qualidade, mostrando que o plano cabe no bolso e é acessível para todos.  

SINOG: A Odontoprev sempre foi líder deste segmento, a que se atribui este alto desempenho? 

RB: Somos 100% focados em odontologia, o que nos permite entregar a melhor tecnologia e qualidade aos nossos beneficiários, por um preço justo.  Nosso principal compromisso é continuar sendo um agente de propagação do acesso à saúde, incentivando o cuidado com a boca, valorizando nossos dentistas e parceiros comerciais, fomentando a inovação e sustentabilidade no negócio e no setor, e despertando cada vez mais sorrisos, todos os dias. 

No último mês, ganhamos pela 20ª vez o Prêmio Top Of Mind de RH, que busca identificar as empresas e profissionais mais lembrados pela comunidade de Recursos Humanos, sendo essa a nona vitória consecutiva de 25 edições desse prestigioso reconhecimento.   

Com essa conquista, lideramos a lista do prêmio, e ainda nos destacamos como uma das cinco empresas mais votadas, entre as 33 categorias premiadas. Esse reconhecimento consolida a nossa expertise e credibilidade, e mostra que estamos na memória e no coração de cada um dos nossos clientes. Junto com nossos parceiros, dentistas e corretores, conquistamos relações de confiança a cada atendimento e a cada sorriso despertado. Com isso, seguiremos sempre trabalhando firmes em nosso propósito de impulsionar a odontologia de qualidade, proporcionando mais saúde, autoestima, confiança e bem-estar aos nossos clientes. 

SINOG: Nos últimos anos as grandes Operadoras de Planos Médico-Hospitalares, focaram o crescimento em aquisições. No passado a Odontoprev também utilizou esta estratégia.  Ainda existe espaço para novas aquisições no segmento de Planos Odontológicos?  

RB: Completando 35 anos e 16 com capital aberto, a Odontoprev quintuplicou sua base de beneficiários, ultrapassando 8 milhões de vidas, e multiplicou sua receita mais de 10 vezes. Além disso, desde 2019, o número de acionistas da companhia mais que dobrou, sendo atualmente cerca de 60 mil, distribuídos em mais de 30 países. 

Ao longo desses anos, a empresa realizou aquisições, associações e criou empresas na cadeia de valor odontológica, como Unidont, Clidec, DentalCorp, Rede Dental, CarePlus Dental, Sepao, Bradesco Dental, Papaiz, Brasil Dental, Odonto System e Mogidonto. 

Todos esses movimentos fizeram grande diferença e trouxeram expertise para a companhia, que está sempre atenta ao mercado para compor seu portfólio, com o objetivo de agregar valor à sua cadeia e negócio, oferecendo odontologia de qualidade e a melhor experiência para seus clientes.  

Avaliamos criteriosamente as oportunidades, e não fazemos as aquisições apenas por incremento de carteira, mas sempre buscando sinergias comerciais, regionais e de expertise em algumas áreas de negócio e, muito importante, no capital humano das empresas.  

SINOG: Na sua opinião o que a SINOG pode fazer para ajudar o segmento a crescer e ter sustentabilidade? 

RB: A SINOG tem um papel muito importante, que passa pela maior sensibilização e aculturamento da população sobre a prevenção e sobre o benefício econômico do plano odontológico. O setor de planos odontológicos tem crescido, mas o índice de brasileiros com acesso à saúde bucal ainda é muito baixo e é preciso trabalharmos nessa conscientização.   

Acreditamos que através do mutualismo e da união das operadoras comprometidas com esse objetivo, podemos democratizar o acesso a uma odontologia de qualidade para cada vez mais pessoas. E para avançar nesse sentido, a ação Julho Neon, criada pela associação, foi um grande passo, e com repercussão nacional, assumiu um caráter agregador na promoção do cuidado.  

Além disso, a SINOG também tem um papel fundamental junto ao órgão regulador, a fim de garantir que o setor odontológico tenha suas particularidades observadas.