O prêmio Inovação Brasil, que analisa as práticas de inovação das companhias, reconheceu a Amil como operadora de saúde mais inovadora do país. O alto investimento em tecnologia realizado pela empresa chama atenção. Não é à toa que se destacou pela terceira vez seguida no topo do ranking setorial.

A Amil sempre esteve envolvida nas quebras de paradigmas no setor de saúde. Desde a fundação da empresa, há 40 anos, a operadora desenvolveu atividades diferentes no mercado. No mesmo ano da inauguração, por exemplo, foi ela que rompeu o limite de consultas e exames. Já na década de 1990, a operadora passou a investir e oferecer gestão de saúde.

A estratégia de estar junto às novas ferramentas só é possível por meio de investimentos e de equipes preparadas para usar a tecnologia para o benefício de todos. Edvaldo Vieira, diretor de Operações da Amil, explica a forma com que a operadora explora os aparatos tecnológicos com o intuito de levar a melhor experiência ao consumidor.

‘A tecnologia é nossa grande aliada para oferecer uma melhor experiência aos beneficiários. O aplicativo Amil Clientes é um sucesso. Ele permite acesso a uma série de recursos, como agendamento de consultas e exames, visualização de prontuário eletrônico, busca na rede credenciada por distância geográfica e download de carteirinha virtual’. Segundo ele, as funções no aplicativo atualizam constantemente a fim de trazer comodidade ao usuário. ‘Em 2017, ele (aplicativo) ganhou o Token Amil. Trata-se de um código cujo objetivo é confirmar o atendimento do paciente’, completa.

No centro das atividades da companhia, os clientes são os maiores beneficiados. É pensando em melhorar a experiência deles que a Amil dispõe de diversas vantagens. ‘No dia 8 de julho, lançamos um serviço de atendimento médico por videoconferência disponível 24 horas, sete dias por semana’, destaca Vieira. A novidade da operadora virou tendência de mercado há pouco tempo. Só em fevereiro deste ano, a função de Telemedicina foi regularizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Um dos objetivos é levar atendimento médico à distância para pessoas com dificuldades de locomoção.

É impossível disseminar essas boas práticas para o conhecimento de todos sem se comunicar bem com o público final. Por isso, a Amil faz questão de estabelecer um canal de comunicação eficiente na internet. ‘Estamos sempre atentos às demandas do consumidor. Hoje, utilizamos canais de comunicação virtuais, que respondem mensalmente cerca de 40 mil contatos’, revela Vieira. O executivo usa um case de sucesso que elucida a identidade da empresa com ações inovadoras. ‘Lançamos uma série de vídeos que convidavam o cliente a repensar o uso consciente do plano de saúde. O conteúdo gerou muitos questionamentos nas redes sociais’, lembra. ‘Para fazer frente essas dúvidas’, continua, ‘a cada comentário no Facebook, um colaborador era convidado para gravar uma resposta personalizada, diretamente para o cliente. A ação foi um sucesso’, completou.

Corretor, e agora?

Muito se discute sobre a função do corretor quando o mercado estiver totalmente imerso no mundo digital. Ao mesmo passo que a Amil se adéqua às tendências, a operadora entende que a figura desses profissionais é fundamental na expansão dos planos de saúde no Brasil. ‘Ele mantém contato com o cliente e pode trazer informações relevantes. Desse modo, garante maior assertividade com relação às expectativas dos beneficiários’, observa Vieira.

Na visão do executivo, tecnologia e corretor de seguros andam juntos. Um depende do outro. Esse cooperativismo, de acordo com Vieira, é a peça de engrenagem para a Amil criar e desenvolver novos benefícios, todos baseados na necessidade do consumidor. ‘Esse profissional cumpre um papel fundamental na qualificação da venda, contribuindo para a sustentabilidade dos negócios’, aponta. Segundo ele, o fato de o corretor atuar diretamente com os clientes ‘permite que tenha acesso a informações privilegiadas. Sendo que, por meio desse conhecimento, a empresa apresenta novas soluções’, salienta.

O ano de 2019 tem sido marcado pelos novos rumos adotados na estratégia de atuação de mercado do INPAO Dental – Instituto de Previdência e Assistência Odontológica – considerada a maior operadora exclusivamente odontológica de capital fechado do Brasil. O segmento de Pequenas e Médias Empresas é o foco dos negócios a partir de agora.

Expansão – A estratégia de crescimento em planos PME e PF conta com novas aberturas de filiais do INPAO Dental em Salvador e com a ampliação da filial em Belo Horizonte. A força de vendas pelo canal corretor também está sendo fortalecida no Sul do Brasil. Atualmente, a empresa tem cerca de 1.800 corretoras cadastradas, sendo que 800 delas efetivam negócios todos os meses com o INPAO. Até final de 2019, estima-se que sejam 2.500 corretoras ativas e 1.200 delas com geração efetiva de negócios.

Com este cenário de crescer em planos PME e a expansão de atuação no território nacional, o INPAO Dental trabalha com uma perspectiva de faturamento para 2019 de R$ 45 milhões, com margem de lucro em torno de 22% desse faturamento. Hoje, a taxa de sinistro do Instituto está em torno de 40%, enquanto o mercado de planos odontológicos trabalha com 50% a 55%. “Isso permite a obtenção de lucro para o INPAO e com um ticket médio mais viável para o beneficiário. Queremos que a Odontologia seja acessível a todos”, comenta Claudio Aboud, Diretor Administrativo Financeiro do INPAO Dental.

Cenário – A contratação de planos odontológicos no Brasil ainda é muito baixa, com acesso mais fácil a colaboradores das grandes empresas. Para o Diretor Administrativo Financeiro do INPAO há um amplo mercado para ser trabalhado quando é feita a análise com o plano médico, que tem uma penetração duas vezes maior que o plano odontológico. “Precisamos permitir a Odontologia ao alcance de todos. Por isso, vamos trabalhar estrategicamente com soluções odontológicas voltadas para as PMEs e Pessoa Física. Existe um vazio de oferta de produtos para esse nicho, mas também há demanda e é isso que queremos preencher”, comenta Claudio Aboud.

Diferenciais INPAO Dental – Por ser especializada em Odontologia, a Operadora proporciona uma experiência diferente ao beneficiário e também ao dentista. O paciente é dispensado de apresentar a carteirinha para ser atendido, basta informar o número do CPF. Devido ao sistema integrado, o beneficiário é atendido apenas com o número do documento sem autorização prévia e realiza o procedimento necessário. Já para o dentista, não há problema de glosa, ou seja, o atendimento sempre será aceito e pago pela operadora, já que tudo autorizado automaticamente via sistema. O odontologista também recebe as informações do tipo de plano que o paciente pertence e qual a cobertura que ele tem acesso. Essas facilidades são possíveis por causa da tecnologia personalizada e desenvolvida internamente pela equipe do INPAO Dental.

Outro diferencial é a rede credenciada, que conta com 20 mil opções de atendimento pelo Brasil para um universo de 350 mil beneficiários. Ou seja, para cada dentista são 17 beneficiários, o que resulta em atendimento rápido e a possibilidade de trabalhar a prevenção e não apenas atuar na urgência/emergência. “O beneficiário precisa ter uma boa experiência com o produto e, por isso, trabalhamos diariamente para oferecer uma Odontologia de ponta”, finaliza o Diretor Administrativo Financeiro do INPAO Dental.

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