Fonte: Ray Haber
Conforme você envelhece, corre o risco de desenvolver uma variedade de problemas de saúde bucal. A maioria desses problemas relacionados à idade ocorre independentemente do seu hábito de escovar e da frequência com que você usa o fio dental. Portanto, além da limpeza diária, é importante que você não falte às consultas regulares com o dentista. A idade pode não ser a única razão pela qual você sofre de certas condições. Por exemplo, problemas como artrite podem dificultar o uso do fio dental e a escovação. Além disso, alguns medicamentos podem exigir que seu dentista recomende diferentes tratamentos.
O dentista Pertev Kökdemir listou alguns dos problemas mais comuns que você pode encontrar na idade adulta.
Dentes com Amarelecimento Intenso
O amarelecimento dos dentes é uma condição causada por alterações nos tecidos sob a dentina e o esmalte. Isso pode ser agravado pelo consumo excessivo de bebidas e alimentos que costumam manchar os dentes. Dentes amarelados podem ser parte de um problema urgente que precisa ser examinado por um dentista. Não importa a sua idade, existe uma cura para os dentes amarelados. Seu dentista recomendará o método de tratamento mais adequado para você.
Boca seca
A boca seca pode ser o primeiro sinal de algumas doenças, como diabetes, ou o efeito de outros tratamentos que você está observando ou dos medicamentos usados nesses tratamentos. No entanto, a idade também provoca uma diminuição no nível de saliva produzida. Seu dentista identificará a origem do problema e o orientará da maneira mais precisa.
Cárie da raiz do dente
A principal causa da cárie dentária é devido aos ácidos consumidos nos alimentos. Com a idade, as gengivas podem recuar e as superfícies das raízes dos dentes ficam expostas. As raízes não têm nenhuma camada protetora como os dentes e, portanto, são suscetíveis a cáries. Se você tiver recessão gengival e escoriações e aberturas na superfície da raiz, seu dentista pode recomendar a proteção dessas áreas com facetas ou obturações de porcelana.
Doenças gengivais
A doença gengival pode ter várias causas. Normalmente, a placa é exacerbada por medicamentos, certas doenças, dietas e produtos do tabaco. É um problema comum conforme você envelhece. Se suas gengivas estão sangrando, é o primeiro sinal de doença gengival. E você precisa mostrar ao dentista o mais rápido possível.
Perda de dente
Doenças gengivais, cáries profundas e traumas são as causas da perda dentária. Para melhorar a saúde bucal, é recomendado completar os dentes perdidos com implantes ou outras opções de tratamento adequadas, sem perda de tempo. Completar a falta de dentes protege o maxilar e reduz o risco de doenças gastrointestinais devido à melhor trituração dos alimentos.