Breno Gomes, CEO da MetLife Brasil desde setembro de 2021, é um líder apaixonado pelo Mercado, com uma trajetória de mais de 20 anos no Setor. Nesta entrevista, exploraremos sua perspectiva sobre a inovação e tecnologia no Segmento de Planos Odontológicos, suas visões sobre as tendências para 2024, a contribuição da MetLife para a transformação digital e seu comprometimento com a sustentabilidade e responsabilidade social. 

1. Considerando seu interesse em inovação e tecnologia, como sente que o segmento de Planos Odontológicos pode incorporar inovações em 2024 para melhor atender às necessidades dos beneficiários? Há algum exemplo do que tem sido feito na MetLife?

A pandemia trouxe uma aceleração brutal nos processos de digitalização no mercado de Seguros, e que também foi refletida no mercado de Planos Odontológicos, impactando diretamente na experiência do usuário. O cliente passou a querer uma experiência diferente, rápida e digital, exigindo das seguradoras uma mudança na forma de lidar, comercializar e atender às suas necessidades.

Na MetLife, realizamos importantes investimentos nos últimos anos com o objetivo de simplificar e tornar mais intuitivo todo o processo de contratação e utilização de nossos planos. Investimos em portais e apps utilizando um processo de co criação, convidando o cliente a se tornar um participante cada vez mais ativo nesse processo.

Por outro lado, e não menos importante, a digitalização trouxe uma preocupação maior com a questão de fraudes, o que exigiu mudanças importantes por parte das Operadoras. Na MetLife, investimos em processos para identificar padrões e desenvolvemos modelos preditivos, usando inteligência artificial. Com isso, mantemos nossa operação saudável e garantimos preços adequados ao mercado

2. Diante da sua vasta experiência no setor de seguros, quais são as tendências específicas que enxerga para o mercado de Planos Odontológicos no Brasil em 2024?

A comercialização de Planos Odontológicos tem crescido no Brasil ano a ano, não é à toa que até setembro de 2023 foram registrados cerca de 32 milhões de beneficiários em Planos Odontológicos no Brasil, segundo dados da ANS, o que mostra a crescente preocupação do brasileiro com a Saúde Bucal.

Nós da MetLife estamos de olho nesses números e buscamos aprimorar nossos planos, o que resultou na atualização da lista de procedimentos estéticos cobertos e no aumento de quase 10% na rede credenciada. Só este ano, tivemos a felicidade de cuidar de 500 mil sorrisos, algo que muito nos orgulha.

Acreditamos que em 2024 o mercado vai continuar em crescimento e uma tendência é o uso dos Planos Odontológicos de forma contínua e não pontual, como acontece com os Planos de Saúde. Quando o Beneficiário percebe o valor que o plano pode oferecer, ajudando a cuidar da saúde de forma holística, enxerga mais valor no produto, principalmente quando falamos em planos individuais.

3. Como valorizador de iniciativas ligadas à sustentabilidade e responsabilidade social, o que sugere para incorporar esses princípios nas empresas de forma que contribua para a promoção da saúde bucal e do bem-estar da comunidade?

Provavelmente para o mercado de seguros a maior missão ESG seja o acesso, ou seja, garantir que mais pessoas tenham Planos Odontológicos. Isso impacta na forma como criamos produtos de entrada, com valores mais baixos, além de como escolhemos canais de vendas em segmentos diferentes e que atendam a parcelas diferentes da população.

A conscientização da importância da Saúde Bucal como algo que impacta o bem-estar e a saúde holística é algo que precisa ser trabalhado desde a base. Por isso, a importância de campanhas e iniciativas sociais que ajudem a levar essa mensagem adiante, como o Julho Neon, iniciativa criada pela SINOG e que ajuda nesta conscientização e na democratização do acesso à Saúde Bucal em todo o País.

4. Dada a sua experiência em tecnologia, como a MetLife Brasil está investindo em transformação digital para aprimorar a experiência do cliente nos planos odontológicos, considerando as demandas crescentes por soluções digitais? Há algum aprendizado que possa compartilhar?

Aqui na MetLife investimos em soluções e processos digitais de melhoria contínua pensando em como inovar e levar a transformação digital adiante. Um exemplo claro é o envolvimento do cliente no desenvolvimento de produtos além da disponibilização de plataformas que aceleram a contratação e distribuição dos Planos Odontológicos.

Esse exemplo pode ser tangibilizado através do lançamento do MetLife Xcelerator, uma solução digital end-to-end que oferecemos para a distribuição de Seguro de Vida Individual e Planos Odontológicos. Com ele, nossos parceiros, podem tornar o processo de contratação mais rápido, prático e customizado, garantindo uma excelente experiencia ao usuário.