A boca desempenha importantes funções para a saúde de todo o organismo. Além de exercer papel relevante na fala, mastigação e respiração, é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, tornando-se uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
O problema é que mesmo os procedimentos mais simples e baratos, quando executados com regularidade, podem acabar pesando no bolso. A melhor saída para quem está procurando evitar problemas dentários é, sem sombra de dúvidas, a adesão a um plano odontológico.
As perspectivas continuam positivas para 2020 e tudo indica que o segmento continuará crescendo, mantendo a trajetória dos últimos cinco anos. Segundo o departamento de Economia do Sinog (Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia em Grupo), até o fim do ano 27,4 milhões de pessoas contarão com a cobertura de um plano odontológico. O número é maior que a população da Austrália.
“A conscientização sobre a importância da saúde bucal tem levado as pessoas a buscarem acesso ao cirurgião-dentista. Além disso, a segurança de ter uma cobertura ampla, com profissionais qualificados e com um ticket médio acessível nas diversas regiões do País, são fatores que vêm despertando o interesse da população”, afirma Geraldo Almeida Lima, presidente da entidade.
Litiza Bernardes Gonçalves, gerente Sênior de Produtos na Amil Dental, afirma que “por meio de um pagamento mensal, o beneficiário já tem cobertas às principais ocorrências, evitando, assim, gastos inesperados”. Ela reforça também que o sorriso proporciona mais bem-estar e confiança para apresentações em ambientes sociais e no trabalho.
No segmento de planos coletivos empresariais, o que está levando as companhias a oferecerem o benefício para os seus funcionários é o fácil acesso ao produto, já que existem coberturas a partir de R$ 20 reais. “Oferecer um plano odontológico é uma maneira de também reter os colaboradores, pois eles acabam se sentindo seguros e entendendo que a empresa está se importando com o seu bem estar”, afirma Claudio About, diretor Administrativo Financeiro do Inpao Dental.
Entretanto, apenas em 2019 a ANS recebeu quase duas mil reclamações de usuários insatisfeitos com os planos que contrataram, um índice 13,5% maior do que o registrado em 2018. Grande parte das insatisfações eram relacionadas aos serviços cobertos pelo plano.
“As operadoras estão investindo em tecnologia para realizarem diagnósticos e também na prevenção de fraudes e desperdícios que venham a diminuir seu desempenho no atendimento ao cliente. O momento que o setor vive é positivo e esperamos que continue nesse ritmo de crescimento, pois é fundamental que o povo brasileiro conte com o acesso a uma odontologia de qualidade”, ressalta José Cechin, superintendente executivo do IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar).