Sou dentista de formação, com atuação em consultório por 20 anos e posso afirmar: o Brasil chegou ao momento em que a nossa categoria mais pode se orgulhar em oferecer atenção aos brasileiros. Somos o país com mais dentistas em atividade e detemos três das cinco melhores faculdades de odontologia do mundo: USP, Unesp e Unicamp.
Por outro lado, ainda somos um “país de desdentados”, pois a população de baixa renda tem pouco acesso aos serviços odontológicos.
É por isso que a Sinog – Associação Brasileira de Planos Odontológicos lança a primeira edição do movimento Julho Neon – Salve o Sorriso Brasileiro. Queremos enaltecer o trabalho dos dentistas em todas as suas especialidades e a importância dessa profissão para a saúde e a felicidade das pessoas, além de ampliar o acesso a esses serviços pelo país.
A campanha tem música escrita e interpretada por Jair Oliveira, o Jairzinho, trazendo balanço, alegria e autenticidade às mensagens. Conseguimos, ainda, por meio do Julho Neon, apoiar socialmente as iniciativas de duas importantes ONGs: Doutores da Água, na Amazônia, e Turma do Bem, voltada a crianças e jovens de baixa renda.
Os planos crescem porque estão cada vez mais acessíveis também: o custo médio mensal de um plano odontológico é de menos de 20 reais para cobrir, no mínimo, 140 procedimentos dentários.
E por que o movimento é neon? Porque essa cor traduz o brilho de um belo sorriso, algo que tão bem representa o povo brasileiro. Convido a todos meus colegas dentistas e a sociedade como um todo a conhecer essa campanha que busca transformar a saúde bucal e a vida das pessoas, fortalecendo uma categoria que sempre esteve ao lado dos brasileiros, de forma discreta, porém efetiva.
A atenção em saúde bucal é tão importante quanto qualquer atuação no território da saúde humana. Os procedimentos odontológicos avançaram muito em termos de qualidade, conforto e estética. E o acesso a bons tratamentos tem se tornado cada vez mais amplo, algo a ser comemorado, ainda que tenhamos um caminho a seguir.
* Roberto Cury é cirurgião-dentista e presidente da Sinog – Associação Brasileira de Planos Odontológicos