Fonte: CROSP

O Ministério da Saúde publicou a 2ª edição do Guia de Orientações para Atenção Odontológica no contexto da Covid-19. O Guia, elaborado em parceria entre a pasta (MS), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Conselho Federal de Odontologia (CFO), reforça as novas técnicas e estratégias de procedimentos em atendimentos odontológicos, e traz dois novos capítulos: Agravos bucais relacionados à covid-19 e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O documento reúne informações como os aspectos gerais do Sars-CoV-2; os cuidados e atenções necessárias com a saúde bucal em relação às transmissões e às estratégias de atendimentos; e orienta quanto à prevenção e o controle de infecções. Também salienta a teleorientação e o telemonitoramento, em conformidade com a Resolução CFO 226/2020, colaborando para o cuidado e o controle de infecções relacionadas à assistência em saúde e à infecção por covid-19.

CROSP
Em maio de 2020, o Grupo de Trabalho de Biossegurança do CROSP desenvolveu o manual de Biossegurança ‘Adequações técnicas em tempos de covid-19’, para prevenir infecções cruzadas durante o atendimento odontológico (veja o material). Este é também um importante material de consulta, assim como as recomendações da OMS, CDC, ADA e a ANVISA, de higienização das mãos, o uso de jaleco e gorro descartáveis, óculos de proteção, protetor facial e respirador tipo PFF2/N95.

Vale reforçar que a vacinação, com comprovação científica, protege contra as formas mais graves e risco de morte da doença. No entanto, mesmo vacinado, o ser humano pode ser transmissor da covid-19, assintomático ou com sintomas leves. Por isso, a importância de respeitar as normas atuais de Biossegurança.