O SIMPLO 2024 trouxe temas de relevância para a Odontologia Suplementar e que todo o Setor, de ponta a ponta, deve acompanhar. Confira os principais destaques do evento nos diversos painéis ocorridos nos 2 dias de evento.

Cenário Político e Econômico

O jornalista e escritor William Waack como Palestrante do Painel 1; e Dr. Gustavo Ribeiro, Presidente da ABRAMGE (Associação Brasileira de Planos de Saúde) e Vice-presidente do Grupo HapVida GNDI como Moderador representando a Associada SINOG abordaram o atual cenário do país e seus reflexos na Saúde Suplementar.

Waack destacou que o Brasil enfrenta desafios significativos de produtividade e competitividade, afetando a capacidade de atendimento do setor privado. “Temos uma questão relevante da agenda de produtividade e da nossa capacidade de competição e dedicação à formação de capital humano para o Mercado, além dos entraves causados pelo excesso de Judicialização no Brasil”.

William Waack, Jornalista e Escritor

Dr. Gustavo Ribeiro, por sua vez, enfatizou que a Saúde Suplementar, incluindo a Odontologia, precisa melhorar sua comunicação para consolidar sua posição como um setor essencial e relevante, inclusive para a própria sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos, agora, de aprender a nos comunicar, enquanto Saúde Suplementar, com toda a sociedade, Políticos, Poder Judiciário, formadores de opinião e outros públicos importantes para mostrar a importância do Setor.”

Gustavo Ribeiro, Vice-Presidente do Grupo HapVida NDI e Presidente ABRAMGE

ESG e Governança

Outro tema importante abordado no 2º Painel do evento foi ESG com foco na Governança, com a Sra. Luciana Kamimura, Coordenadora de Planejamento Estratégico Institucional da Fundação Toyota e Sr. José Roberto Borges Pacheco, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Odontoprev foram os Palestrantes; e Sra. Andrea Figueiredo, Diretora do Dental da MetLife Brasil, foi a Moderadora representante a Associada SINOG.

“É essencial ter uma relação saudável e de confiança com os Prestadores de Serviços – extremamente importantes para o setor Odontológico. O Dentista, que normalmente é um empreendedor, precisa conhecer a origem de onde vêm os produtos que adquire, se são confiáveis e aprovados pelos órgãos reguladores ou fiscalizadores de competência. Isso faz parte da Governança”.


Luciana Kamimura, Coordenadora de Planejamento Estratégico Institucional da Fundação Toyota

“Governança é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Desde a fundação, em 1987, até os dias atuais, na Odontoprev sempre olhamos esse aspecto. Por exemplo, após 15 anos da associação com o Bradesco, nossa empresa deu um salto de 1,5 milhão para 8,6 milhões de vidas cuidadas. Hoje continuamos olhando para novas fronteiras, além dos clientes corporativos. Há muito potencial de negócio não explorado, como as pequenas e médias empresas, além dos planos individuais”.


José Roberto Borges Pacheco, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Odontoprev e Diretor Financeiro da BB Dental

Experiência do cliente

Atender com excelência é, sem dúvida, um dos desafios mais relevantes para profissionais do Setor, sejam eles autônomos ou grandes Operadoras. No SIMPLO, a discussão do Painel 5 se aprofundou em um tema específico sobre o assunto, com as Palestrantes Sra. Camilla Kümmel, Coach profissional e consultora na Área de Experiência e Atendimento ao Cliente e Sra. Juliana Bagagli, Diretora de Atendimento Exclusivo da SulAmérica Seguros; Moderação da Dra. Solange Moretto, Head de Odonto e Parcerias Estratégicas da SulAmérica Seguros e Diretora da SINOG.

“O Paciente da Saúde Suplementar é mais exigente porque está em um momento de estresse. Então, o processo de engajamento e construção de uma cultura centrada no cliente precisa compreender essas necessidades, criar produtos e ser responsivo e proativo, para gerar encantamento”

Juliana Bagagli, Diretora de Atendimento Exclusivo da SulAmérica Seguros

“A criação de uma estratégia de experiência do cliente exige, acima de tudo, um trabalho de aculturamento das organizações e que precisa contar com a presença constante das lideranças. É preciso conquistar espaços para que as pessoas compreendam a cultura CX, os comportamentos e mindset desejados, e isso se reflita no atendimento ao cliente”.


Camilla Kümmel, Coach profissional e consultora na Área de Experiência e Atendimento ao Cliente

Inovação e tendências

Sr. Ítalo Martins de Oliveira, CEO da Fiibo e Dr. Fábio Nogi, Head de Inovação e Superintendente da Unimed Odonto debateram Inovação e Tendências para o setor durante o SIMPLO.Com Moderação do Sr. Vicente Lapenta, Diretor-executivo da Porto Seguro, além de Diretor da SINOG – que falou mais sobre o tema também na Seção Papo em Dia desta news. Os Palestrantes dividiram suas experiências e trouxeram importantes provocações sobre a importância da inovação para a sustentabilidade do setor, em especial das Operadoras.

“O Mercado de Odontologia pode se inspirar e aprender com outros setores mais inovadores. O sistema bancário, por exemplo, tem mecanismos de combate a Fraudes e análise de riscos muito eficientes; o varejo consegue a unificação das análises de transações; o mercado imobiliário atua, cada vez mais, sob o aspecto de desintermediação das aquisições, para reduzir custos; sem falar no turismo, em que a tecnologia revolucionou a forma de viajar”.


Ítalo Martins de Oliveira, CEO da Fiibo

“São transformações que envolvem mudanças culturais nas empresas. É preciso começar com a relação entre gestor e colaborador, enfrentando o medo do risco e do erro. A inovação implica em testar o novo, o que traz um legado de aprendizado. Ainda temos uma cabeça de produto, de método industrial, e não focada em pessoas”.


Fábio Nogi, Head de Inovação e Superintendente da Unimed Odonto

Tecnologia e IA na Odontologia

Pauta que está em evidência no mundo hoje, no SIMPLO também contou com um painel especial (Painel 7), com a presença do Sr. Caio Mathias, Cofundador da DIO Inteligência Odontológica e Sra. Érika Fuga, Head de Saúde da Neurotech, e Moderação da Sra. Brunna Salgado, CEO da OdontoGroup (Planos Odontológicos), Evo (Planos Médicos), além de Diretora da SINOG.

“A indústria precisa trabalhar para o paciente, que está perdido por conta da assimetria da informação entre Dentistas, Operadoras e o próprio paciente. Os Dentistas fazem a gestão depois do sinistro de forma reativa. Não têm como saber se é correto o que estão pagando, e o modelo de remuneração gera conflito de interesse entre as partes. Tudo isso gera uma sequência de indução de demanda e fraude.”


Caio Mathias, Cofundador da DIO Inteligência Odontológica

“É fundamental ter dados desde a entrada do Beneficiário no Plano de Saúde, já que existe uma dificuldade de comercialização de planos, e dar para a Operadora o conjunto de informações de um banco de dados confiável. Nós olhamos as dimensões financeira, jurídica, comportamental, demográfica e devolvemos para a Operadora um score com uma avaliação de potencial de sinistralidade ou Fraude por exemplo. Aí a Operadora tem a prerrogativa de aceitar ou não aquele CNPJ e reduzir a assimetria da informação”.


Érika Fuga, Head de Saúde da Neurotech

Modelos de Remuneração: Desafios e Implementação

No SIMPLO 2024, um dos temas mais aguardados foi o Painel 8 “Desafios da implementação de Modelos de Remuneração por Performance para Rede Credenciada Odontológica”, com os especialistasSr. Clemente Nobrega, Sócio da Innovatrix, Escritor e Palestrante; Dra. Daniela Rossler Cirurgiã-Dentista e Coordenadora de Credenciamento da Porto Seguro Saúde; Dra. Ana Paula Cavalcante, Gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial (GEEIQ/DIDES) da ANS; com Moderação de Dra. Fernanda Ceneviva, Superintendente da SINOG.

Na Odontologia Suplementar, um dos desafios é entender e definir o Modelo de Remuneração mais adequado às práticas profissionais, ao perfil dos Beneficiários e, principalmente, que combine rentabilidade com valores adequados. Nesse cenário, os especialistas apresentaram os desafios do Setor para a mudança do Modelo de Remuneração por Performance, principalmente por conta da atual dificuldade de mensurar e de atribuir os desfechos em Saúde Bucal à assistência prestada pela Operadora. Além disso, há um consenso da alta rotatividade de Beneficiários, da necessidade de tratamento prévio-acumulado e, ainda, das limitações nos registros das informações em Saúde.

“Para qualquer condição Médica ou segmento de usuários, tem de haver um Módulo Assistencial integrado clinicamente, e um módulo de dados que monitore os desfechos produzidos que para aperfeiçoar o Módulo Assistencial. Isso se faz monitorando indicadores, para qualquer condição de Saúde, em qualquer instância de cuidado, sela ela complexa ou não”.

 Clemente Nóbrega, Sócio da Innovatrix, Escritor e Palestrante

“É preciso entender o aspecto das Operadoras Odontológicas, suas dificuldades e desafios em propor novos modelos frente ao atual perfil de compra dos Beneficiários de Planos Odontológicos, que são voltados para o Modelo de Performance.”

Daniela Rossler, Coordenadora de Credenciamento da Porto Seguro Saúde

“Esse é um assunto pouco estudado e de difícil implementação. Por isso, a adequação aos novos Modelos de Remuneração tende a ser mais bem-sucedida se os Prestadores participarem voluntariamente. Além disso, é importante adequar os Contratos ao novo modelo, e reduzir os riscos financeiros mais elevados para os Prestadores no período de implementação.”

Ana Paula Cavalcante, Gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial (GEEIQ/DIDES) da ANS

Inspiração e Motivação

Para finalizar o evento, Dra. Karina Oliani, Sócia-fundadora e Vice-Presidente do Instituto Dharma e Médica especialista em resgate, apresentou no 9º Painel uma palestra motivacional e envolvente. Com o tema Qual é o seu Everest?, ela conversou sobre sua experiência de Médica e esportista; e todos os desafios que enfrentou para chegar ao cume do Monte Everest, o mais alto do mundo. Ela foi a primeira mulher brasileira a conseguir o feito. Mesmo com tantas conquistas no currículo, Dra. Karina trouxe reflexões importantes sobre a vida e como enfrentar os desafios. Após a palestra, Dra. Karina recebeu a Moderação do Sr. Rodrigo Rocha, Vice-Presidente de Marketing da Amil e Diretor SINOG.

“Não é só sobre escalar montanhas ou praticar esportes de aventura. Viver já é um desafio incrível, com tudo o que cada um enfrenta. Então, que você possa correr atrás dos seus sonhos, sempre levando em conta dois lemas: não passar por cima de ninguém, nem dos seus próprios valores”.

Karina Oliani, Sócia-fundadora e Vice-Presidente do Instituto Dharma e Médica especialista em resgate