Tema foi discutido no Painel 6, sobre Inovação e tendências, durante o 2º dia do 19° SIMPLO

A tecnologia vai transformar a indústria de Planos Odontológicos, melhorando a eficiência, precisão e personalização dos serviços oferecidos. Os impactos dessa revolução tecnológica no setor foram abordados no Painel 6 “Inovação e Tendências para o Setor”, que teve como Moderador o Diretor da SINOG, Sr. Vicente Lapenta, também Diretor de Produtos e Precificação dos Produtos Odonto, Saúde e Ocupacional da Porto Seguro, durante o 19° SIMPLO. Nesta Editoria entrevistamos Sr. Lapenta, trouxemos um pouco mais sobre a sua visão sobre o evento e a transformação digital no Mercado.

Como foi sua participação no SIMPLO, mediando um Painel tão importante, justamente sobre tecnologia e inovação?

Foi uma experiência ótima, ao lado de colegas capacitados (o Painel contou com a participação de nomes como Sr. Ítalo Martins de Oliveira, CEO da Fiibo e Dr. Fábio Nogi, Head de Inovação e Superintendente da Unimed Odonto), em um ambiente leve, no qual conseguimos provocar e debater sobre o uso de inovação e tecnologia no mercado de Planos Odontológicos. Os participantes trouxeram experiências importantes para reforçar a relevância da inovação no setor, especialmente das Operadoras, em um cenário de constante transformação por conta do avanço das novas tecnologias.

Como o Sr. avalia o setor hoje, em termos de adoção de novas tecnologias e Inteligência Artificial (IA)?

Estamos evoluindo paulatinamente. Com os consumidores e Beneficiários cada vez mais conectados, o mercado necessita evoluir nesse sentido, mesmo em um ambiente regulatório rígido. Nesse sentido, como bem foi falado no SIMPLO, o ponto central é o uso de dados e inteligência para gerar informação de qualidade e reduzir a assimetria.

Estamos no caminho, entendendo os pontos em que podemos avançar mais rapidamente, e onde ainda há lacunas que sabemos que demandam tempo de adaptação e implementação de estruturas tecnológicas que funcionem em um ambiente regulatório específico.

Quais outros setores podem ser bons exemplos de inspiração para o de Planos Odontológicos? Há algum case de sucesso da Porto Seguro para compartilhar conosco?

Na Porto estamos estudando o uso de GenAI (IA Generativa) no auxílio de análise de NIP´s (Notificação de Intermediação Preliminar, da ANS) para o ramo de Saúde (Plano Médico e Plano Odontológico), sempre com a decisão final do ser humano. Sabemos que a GenAI é capaz de criar conteúdo diverso como texto, imagens, vídeos, códigos, e realizar tarefas como responder a perguntas e executar algumas ações. No caso das NIP´s, que são instrumentos para resolver atritos entre os Beneficiários dos Planos de Saúde e as Operadoras, estamos observando esses caminhos para entender como podemos aplicar a IA na análise de cada Notificação. A GenAI pode ajudar em processos administrativos, mas a decisão final para o consenso deve ser sempre de um ser humano.

Quais os desafios e oportunidades que o Sr. enxerga para o mercado de Planos Odontológicos no médio prazo?

Atualmente, temos um cenário complexo, em que o Produto Odontológico possui um ticket baixo e um churn elevado, por isso precisamos evoluir na percepção da necessidade do seguro por parte do consumidor. E o caminho para tal é investir em ações de consciência do Plano Odontológico, bem como em uma Rede de Prestadores que acolha nossos Beneficiários com qualidade.

No final do dia, estamos sempre falando sobre como transformar e melhorar a experiência do consumidor, tornando os serviços mais eficientes e personalizados, e buscando uma maior retenção de clientes no setor de Planos Odontológicos.