Nesta 22ª edição, são analisados os números da saúde suplementar referentes ao quarto trimestre de 2021. O período foi marcado pelo crescimento do número de beneficiários em ambos os segmentos – médico-hospitalar e exclusivamente odontológico – indicando uma aceleração da recuperação do setor após o auge da pandemia de Covid-19. Entre dezembro de 2020 e 2021, o número de beneficiários de planos médico-hospitalares cresceu 3,2% e os exclusivamente odontológicos 9,6%.
A sessão especial do Cenário Saúde desta edição trata dos reajustes aplicados em contratos de planos coletivos. Os dados analisados indicam que os reajustes aplicados em 2021 foram, em média, os menores dos últimos sete anos, mesmo em um contexto de elevado crescimento das despesas assistenciais em decorrência da alta taxa de ocupação de leitos no 1º semestre devido a segunda onda de Covid-19 e à retomada, ao longo do ano, de procedimentos eletivos adiados em 2020.
Esperamos que a publicação deste material possa contribuir com o planejamento e a tomada de decisão dos gestores, e dessa forma promover a melhoria contínua e o desenvolvimento das atividades das operadoras de planos de saúde.
.